+COMUNICADO – Apoio ao colega Humberto Hickel

COMUNICADO

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), juntamente à Direção Nacional do IAB, e demais entidades abaixo signatárias, vêm a público manifestar seu total apoio ao colega e dirigente desta Entidade, Arquiteto Humberto Hickel.

Humberto Hickel é Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias recentemente reeleito para segundo mandato. Exerceu a função de Vice-Presidente do IAB RS entre os anos de 2012 e 2013.

As posições defendidas pelo Núcleo Região das Hortênsias em relação ao projeto de filial da rede de lojas Havan são respaldadas pelas instâncias decisórias maiores do IAB RS: seu Conselho Diretor e Conselho Estadual.

Neste sentido, as manifestações públicas e ações como a protocolização de abaixo assinado junto à Prefeitura Municipal de Canela, amparam-se na representatividade do IAB, mais antiga e mais representativa entidade dos arquitetos e urbanistas tanto no Estado quanto no país.

O Município de Canela é um dos destinos turísticos mais visitados em nosso Estado e no país, portanto um abaixo assinado que conte com apoiadores de diferentes localidades deve encontrar maior reconhecimento e consideração por parte das autoridades municipais.

A forma como o Presidente do Núcleo IAB Região das Hortênsias é exposto e atacado em vídeo publicado pelo Sr. Luciano Hang em sua página na rede social Facebook merece nossa manifestação de repúdio e discordância ante os termos inadequados por ele utilizados. Estamos analisando as medidas e ações cabíveis ante esse lamentável episódio (não isolado) de intolerância ante um ato de exercício regular de direito e cidadania de um representante legítimo desta Entidade.

A livre manifestação é um direito garantido em nossa Constituição Federal, e repelimos qualquer ato que possa ameaçar tal direito. O IAB tem uma história na defesa da democracia, e acredita que somente através dela é possível construirmos um futuro digno para nosso país e as novas gerações.

IAB RS, IAB Nacional, AAI, FNA, ABAP e SAERGS

Para assinar o abaixo-assinado acesse o link:

Para acessar a nota de apoio do SAERGS acesse o link: https://www.facebook.com/210764862290935/posts/3027770653923661/

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura.

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025.

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares.

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.