Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Concurso público para Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) assinou nesta quinta-feira (31/07) um contrato com a Câmara Municipal de Porto Alegre para a organização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Anexo do Palácio Aloísio Filho.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), apresentou os dados do lançamento do concurso que escolherá o melhor projeto arquitetônico. Acompanhado pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, e pelo coordenador do concurso, Marcelo Heck, Garcia assinou o documento que inicia a prestação de serviços técnicos especializados para a organização de concurso público nacional de arquitetura.
Professor Garcia destacou que há algum tempo a Câmara Municipal passa por dificuldades de funcionalidade. “Nossas condições são modestas. O novo prédio deverá ter cerca de 8.000 m² e abrigará de forma inteligente, sustentável e transparente as diretorias Geral, de Patrimônio e Finanças e Administrativa. No total, serão três andares com garagem, escritórios e salas de reuniões”, concluiu.
O presidente do IAB elogiou a criação do concurso e disse que o processo transparente, amplo e democrático resultará na construção e desenvolvimento de um belo projeto. “Contaremos com a participação de arquitetos de todo o Brasil. Não há dúvida que a comissão julgadora terá um grande desafio para escolher o vencedor”, enfatizou o arquiteto. Destacou ainda que o projeto original é do arquiteto Claudio Araújo, ex-presidente do IAB RS, e que está colaborando no atual processo.
Concurso
Os concorrentes irão apresentar propostas de estudo preliminar de arquitetura para a construção do prédio anexo. Serão distribuídos R$ 135 mil reais em premiações para os 5 melhores classificados, sendo que o vencedor será contratado para elaborar os projetos executivos de Arquitetura e complementares. A equipe responsável pelo concurso é composta por Albano Assis Carvalho da Silva, diretor geral; e Fernando Castro Martins, diretor de Patrimônio e Finanças; e pelos arquitetos do IAB RS Marcelo Arioli Heck e Tiziano Filizola.

Crédito Foto: Tonico Alvares
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →