Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CONFEA tenta barrar ida do PL do CAU para o Senado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, aprovou em caráter conclusivo, dia 16 de novembro, o Projeto de Lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o PL 4413/08.

“A luta pelo CAU está na reta final e devemos nos preocupar com o que virá
depois. Os arquitetos devem começar a pensar em como será a organização do Conselho”, ressalta Carlos Alberto Sant’Ana, presidente do IAB-RS.

O próximo passo para a criação do CAU é o PL 4413/08 seguir para análise do Senado, onde deverá ser avaliado pela Comissão de Assuntos Sociais. Caso seja aprovado, o projeto de lei finalmente poderá passar pela sanção presidencial.

Entretanto, o projeto pode ainda ser levado ao plenário da Câmara, caso um requerimento assinado por um número de deputados assim postule. Foram identificados que conhecidos lobistas profissionais estão percorrendo os corredores da Câmara e movendo feroz assédio aos congressistas, para reunir assinaturas suficientes.

O Colégio Brasileiro de Arquitetos – que além do IAB reúne as outras entidades nacionais que representam a profissão – está denunciando que o CONFEA está fazendo um forte lobby junto aos deputados federais para que o PL seja apreciado no Plenário da Câmara, o que é uma tentativa de protelar a criação do conselho a que os arquitetos aspiram.

Os dirigentes do CBA – como o presidente do IAB, Gilson Paranhos, conclamam os arquitetos para que escrevam aos parlamentares solicitando a breve aprovação do PL 4413/08. É vergonhoso que o dinheiro público seja desviado de suas finalidades para pagar lobistas para influenciar as decisões do Congresso.

E mais revoltante ainda que o CONFEA o faça contrariando o desejo de uma profissão meramente para manter seu poder tirânico contrário à democracia.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →