Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Confira o resultado do Edital de Artes Visuais da Galeria Espaço IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS divulga o resultado final do Edital de Artes Visuais da Galeria Espaço IAB no ano de 2016. A comissão de seleção, composta por Lisete Bertotto, Neidmar Alves e César Camargo avaliou 53 propostas, tendo selecionado 12 para ocupar os espaços da Galeria em 2016.

Artistas e coletivos selecionados:

Angela Zaffari – Sala Negra – Individual – 1° período.

Diane Sbardelotto, Paola Zordan, Rafael Souza, Anderson Luiz de Souza e Simone Fogazzi –  Sala Anexa – Coletiva – 1° período.

Magna Sperb – Sala do Arco – Individual – 1° período.

Leonardo Pereira e Paulo Funari – Áreas externas – Coletiva – 1° período.

Roberto Chagas – Sala Negra – Individual – 2° período.

Cho Dorneles (org.), Maria Tereza Albano, Eleonora Bohrer, Eunice G. da Silveira, Jaqueline Pauletti, Maria da Graça Hund, Madalena Fuke, Rejane Wagner, Silvia Aita, Suzana Albano, Valéria Sovier e Vera Dal'onder –  Sala Anexa – Coletiva – 2° período. 

Adriana Giora – Sala do Arco – Individual – 2° período.

Ricardo Cardoso – Áreas externas – Individual – 2° período.

Nestor Candi – Sala Negra – Individual – 3° período. 

Motu –  Sala Anexa – Individual – 3° período.  

Suzana Campozani, Lara Espinosa, Milena Kunrath e Sandra Meneses – Sala do Arco – Coletiva – 3° período. 

Bianca Santini – Áreas externas – Individual – 3° período. 

Integrantes da comissão de seleção da Galeria Espaço IAB em 2016:

Lisete Bertotto é Artista Visual, Dramaturga e Mestre em Educação pela UFRGS. Atualmente integra a o Conselho Estadual de Cultura e a Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE. Também participa do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e trabalha como Professora da UFRGS no Curso de Especialização em Psicopedagoga – TICs, e ainda atua como Parecerista do PROFICE da Secretária do Estado de Cultura do Paraná. Já foi Conselheira da Temática da Cultura de Porto Alegre por cinco vezes, e atuou como artista residente do Centro Cultural Castelinho do Alto da Bronze. Também fez parte da Diretoria da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul – AEERGS de 2011 a 2014.

Neidmar Alves é Sociólogo, Pesquisador, Ator, Diretor e Cenógrafo. Atualmente é Membro do Conselho Estadual da Cultura do RS – CEC RS e do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC. Também é Presidente do ConECta (Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura) e Diretor no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio Grande do Sul – SATED RS. Foi fundador da Cia. Trapézio de Dramaturgia, criador da Oficina de Dramaturgia Popular, Professor e  Coordenador de Cultura no Centro de Ensino Superior Dom Alberto e curador do projeto 50 anos sem Bertolt Brecht.

César Camargo é Historiador, Produtor Cultural com ênfase em Artes Visuais, Roteirista e Editor de Revista de Artes Gráficas na área dos Quadrinhos. Publicou como cartunista em jornais do interior, tendo sido contemplado em diversos editais de cultura, tais como Cultura na Copa (Minc) Rede RS Pontos de Cultura (Sedac-Minc),Mais Cultura nas Escolas (Minc), Fundo de Apoio à Cultura (Sedac), Prêmio Mídia Livre (Minc) e Fumproarte (SMC).

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →