Congresso da Abes recebe presidente do IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Durante sua apresentação, “Elaboração de Projetos de Saneamento: Situação Atual”, Sant’Ana ressaltou problemas no planejamento urbano que prejudicam o desenvolvimento dos projetos de saneamento. Segundo ele, “o saneamento ambiental sempre foi um fator fundamental para a sobrevivência das grandes cidades, entretanto, as obras representam um investimento muito vultoso, e devem ser, necessariamente, amarradas a um planejamento urbano consequente e bem estruturado”.

Porto Alegre ainda foi citada pelo presidente como exemplo de cidade onde grande parte da estrutura de saneamento básico poderá ter que ser refeita em função das alterações irresponsáveis feitas no plano diretor da cidade desde 1999, e agravadas com a reforma de 2009. “Os custo de refazer a infraestrutura serão pagos por todos. Os lucros serão privatizados p/ alguns”, disse ele.

O Congresso acontece até 30 de setembro, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A promoção é da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária),

Mais informações pelo site: http://www.abes-dn.org.br/portal/ (http://www.abes-dn.org.br/portal/)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Exposição mistura registro técnico e visão artística de patrimônio cultural edificado

A arte do tempo traz à tona os efeitos sobre estruturas edificadas, como as trincas, os musgos e as rachaduras. Essa percepção que poderia ser apenas técnica para o profissional de arquitetura acostumado a vivenciar a rotina do patrimônio cultural se transforma em um viés artístico por meio da exposição “A arte na patologia ou a patologia na arte?”, realizada pelo Studio1 Arquitetura para comemorar os seus 15 anos de atividade.

Leia Mais →

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →