Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Conselheiro da Região 1 se manifesta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em decorrência do prazo de fechamento do último InfoIAB-RS, que ocorre no início da tarde do dia 7 de novembro e foi ao ar no dia 10, a Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) e os representantes da Região 1 do Plano Diretor não foram ouvidos na matéria sobre a anulação do processo eleitoral. Conforme a assessoria de imprensa da SMP, o secretário Carlos Eduardo Vieira, em reunião no dia 11 de novembro, explanou que a questão aguarda decisão judicial e que a Procuradoria do Município está cuidando do assunto, tentando cassar a liminar. Também falou que as reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – CMDUA continuam mas sem a participação do conselheiro da Região 1 e que se a decisão for por nova eleição a secretaria vai acatar a determinação. O arquiteto Samuel Quintana de Souza, que assina a cabeça da chapa vencedora na eleição realizada no dia 25 de setembro, afirma que ainda é o conselheiro da Região 1, considerando não haver cassação, e sim suspensão. “O processo eleitoral foi extremamente democrático e conduzido de forma amplamente acordada, como tradicionalmente ocorre nos fóruns de planejamento. A SMP teve comportamento impecável, tentando pactuar soluções num processo que durou mais de duas horas, quando foi aceita a votação por aclamação. “Como havia 80 vagas para delegado e 83 inscritos, foi acordado que todos seriam eleitos, eliminando a votação por cédula”, diz o urbanista. “Houve a derrota estrondosa da chapa 2, liderada pelo arq. Füller, fato que propiciou esta ação, movida por cinco associações que lhe dão apoio, e que no biênio 2000/2002 este mesmo grupo tomou o poder, destituído o então conselheiro eleito da Região, declara. Samuel considera esta posição “extremamente autoritária, ao não reconhecer uma decisão eleitoral, que a chapa adversária não tem a visão da região Centro como um todo e quer fazer do Fórum de Planejamento uma arena para colocar suas questões pontuais, quando na verdade a Região 1 é composta por 19 bairros. Prova disso foi o incidente truculento criado pelo mesmo grupo na reunião que precedeu a medida suspensiva: comparecendo em grande número e de posse de uma ata do fórum anterior quiseram impor a decisão de alternar a cada fórum o coordenador dos trabalhos, constrangendo os novos conselheiros e delegados da região”. Para Samuel, a fraude não está constituída e o mérito da ação será julgado. “Estamos imbuídos de construir um fórum paralelo, com todas entidades que nos deram apoio, embora oficialmente não estejamos participando das reuniões. Este fórum alternativo temporário deve acompanhar o andamento dos resultados do Congresso da Cidade e demais demandas de interesse da região. Vera Pinto
Assessoria de Imprensa IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →