Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Conselho de Arquitetura e Urbanismo elege presidente e nova diretoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), que regulamenta o exercício profissional de arquitetos e urbanistas em todo o Estado, está sob nova direção. Tiago Holzmann da Silva e Rui Mineiro foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente.

Em dezembro, ocorreu a diplomação dos 20 Conselheiros Estaduais titulares e suplentes eleitos pelos arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro de 2017, além do Conselheiro Federal, arquiteto e urbanista Ednezer Flores, e sua suplente, Briane Bicca, que atuarão em âmbito nacional junto ao CAU/BR. A Presidência do CAU/RS, por sua vez, é eleita pelos Conselheiros Estaduais na primeira reunião ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (03/01).

Os conselheiros escolheram não apenas presidente e vice-presidente, mas também a formação e os coordenadores das Comissões, que deliberam – em grupos menores, compostos de quatro a cinco integrantes – sobre assuntos específicos da profissão. O arquiteto e urbanista e professor Claudio Fischer assumiu a coordenação da Comissão de Ensino e Formação; Rui Mineiro a de Ética e Disciplina; Oritz Campos a de Exercício Profissional; Paulo Fontana a de Organização e Administração; Rômulo Plentz Giralt a de Planejamento e Finanças; e Vinicius Vieira a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental.

Tiago Holzmann da Silva assume a presidência com a plataforma “Profissionais para Realizar” para implantar o CAU que a profissão exige, que os profissionais merecem e que sociedade necessita. “Nós temos pela frente uma gestão de realização, em busca de autonomia e valorização da profissão. Quem faz arquitetura é arquiteto e urbanista”, argumentou, ao defender a formação generalista e as atribuições profissionais.

Os principais pontos da plataforma de gestão propõem o desenvolvimento da prática profissional, com destaque para o combate do exercício ilegal e garantia das atribuições exclusivas do arquiteto e urbanista; incentivo à qualificação do ensino e formação, com enfrentamento à abertura indiscriminada de novos cursos de Arquitetura e Urbanismo e ao ensino à distância na graduação; e investimento em comunicação e gestão, a fim de fortalecer relações institucionais e informar a sociedade a respeito das atribuições, formas de contratação e importância da profissão para o desenvolvimento social, econômico e cultural.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →