Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Convite para Exposição na Bienal Internacional de Arquitetura de SP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O IAB-RS está organizando a exposição institucional do Departamento do Rio Grande do Sul para a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo através da Comissão coordenada pelo Presidente do IAB-RS Arq.Albano Volkmer, o Vice-Presidente, Arq. Tiago Holzmann e o Arq. Sergio MMarques, membro do Conselho Estadual do IAB-RS. A exposição “Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1984-2004” será constituída pelo acervo produzido pela equipe de pesquisa “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter, – coordenada pelo Arq. Sergio MMarques – conveniada com o IAB/RS, no trabalho de monitoramento e acervo da arquitetura de concursos no Rio Grande do Sul, nas seguintes categorias: – Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, 1984-2004;
– Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados por outras instituições gaúchas, 1984-2004;
– Projetos de arquitetura, de equipes gaúchas, participantes em concursos públicos de arquitetura em outros Estados do Brasil ou no exterior, 1984-2004. Os interessados devem solicitar instruções e enviar confirmação de participação por e-mail ( acrs@ritterdosreis.br (mailto:acrs@ritterdosreis.br) ) até 01 de julho de 2005 e entregar arquivo eletrônico, com a prancha para a exposição, gravado em CD-ROM identificado, até 03 de agosto de 2005. As respectivas pranchas serão enviadas à São Paulo para participar da Bienal e posteriormente integrarão o acervo da pesquisa participando de todos os produtos previstos dentro do programa da pesquisa: site para consulta, exposições e publicação. A localização e distribuição das pranchas na Bienal de São Paulo estarão à encargo do IAB-SP. Pretende-se, no entanto, através dos patrocínios, viabilizar o acompanhamento de membros da organização da exposição na montagem e desmontagem da exposição. Para a Bienal, o IAB-RS conjuntamente com a UniRitter irá tentar obter patrocínio para plotagem de toda a exposição, despesas de correio, montagem e desmontagem. A pesquisa conta com bolsistas de iniciação cientifica que podem auxiliar na orientação para elaboração das pranchas.
Equipe de Pesquisa – Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul – FAU-UniRitter
Prof. Me. Arq. Sergio MMarques (coordenador), UniRitter
Prof. Arq. Claudio L. G. Araujo, UniRitter
Prof. Me. Arq. Maturino Luz, UniRitter
Arq. Alessandra Rambo Szekut (ex-bolsista, colaboradora voluntária)
Arq. Luciane Stürmer Kinsel (ex-bolsista, colaboradora voluntária)
Acad. Alice Ciriaco (bolsista), UniRitter
Acad. Patrícia Panizzi (bolsista), UniRitter
Acad. Sabrina Kohlrauch (bolsista), UniRiter
Colaboração:
IAB-RS: Pres. Arq. José Albano Volkmer – 1º Vice-Pres. Arq. Iran Rosa – 2º Vice-Pres. Tiago Holzmann
Arq. Luciana Miron – Arq. Tiago Holzmann – Comissão Estadual de Concursos
Arq. Clarissa Schostack – Acad. Carina Ebert Hamm Oliveira
FA-UFRGS
Disciplina Arquitetura Brasileira
Prof. Arq. Me. José Albano Volkmer
Acad. Manoela Bairros Schmidt (monitora), FA-UFRGS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →