Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Curso de Direito Urbano e Ambiental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tem início no dia 29/09 o Curso de Direito Urbano Ambiental e Patrimônio Cultural realizado pela Fundação do Ministério Público no IAB-RS, voltado para profissionais do direito, urbanismo, arquitetura e servidores de prefeituras municipais e órgãos públicos. Os encontros acontecerão aos sábados das 8:30h às 12:30h, totalizando 40 horas/aula.

O curso tem por objetivo analisar os princípios e instrumentos do Direito Urbanístico e do Direito Ambiental aplicáveis à gestão pública, de modo a permitir a compreensão da competência e da responsabilidade do Município pela implementação de políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável no meio ambiente urbano.

Informações adicionais:
INÍCIO: 29 de Setembro 2012

DURAÇÃO: 40 horas-aula

HORÁRIOS: Aos sábados das 8:30h às 12:30h

TOTAL DE ENCONTROS: 10

DATAS: 29/9, 06/10, 20/10, 27/10, 10/11, 17/11, 24/11, 01/12, 08/12, 15/12/2012

LOCAL: Instituto dos Arquitetos do Brasil – RS – Rua General Canabarro, 363, esquina com Riachuelo, atrás da Igreja das Dores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Estados e Direitos Fundamentais.
2. As políticas públicas e o urbanismo
3. Teoria Geral dos Direitos Reais
4. Direito urbanístico e política urbana
5. Instrumentos de intervenção urbanística
6. O zoneamento urbano-ambiental
7. A paisagem urbana
8. A tutela da ordem urbanística pelo Ministério Público
9. O inquérito civil público
10. O termo de ajustamento de conduta para composição de litígios sobre a ordem urbanística
11. Improbidade administrativa e a ordem urbanística
12. O controle judicial de políticas públicas quando da omissão do Poder Público
13. Instrumentos de regularização fundiária
13. Concessão de direito real para fins de moradia
14. Usucapião
15. Minha Casa, Minha Vida
16. Regularização de loteamentos clandestinos e irregulares
17. Política nacional de meio ambiente
18. Instrumentos
19. Licenciamento ambiental e EIA/RIMA

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
IAB-RS – Fone: 32122552
www.iabrs.org.br – iabrs@iabrs.org.br
R. Gal. Canabarro, 363 – Centro Histórico / Porto Alegre – RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →