Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Dataloggers são instalados no IAB RS para monitorar temperatura e umidade relativa do ar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
No dia 29 de setembro de 2021, a equipe do Centro de Memória do IAB-RS instalou dataloggers para iniciar o monitoramento das condições ambientais de guarda dos acervos da Biblioteca e do Arquivo Histórico da instituição.

A aquisição dos dataloggers foi realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), por meio do Edital Sedac nº 10 – Aquisição de Bens e Serviços. A partir da sua instalação, a equipe deve manter registro e avaliação periódicos dos dados, a fim de embasar a tomada de decisões acerca da conservação dos acervos.
 



visualização dos dados coletados

Dataloggers são dispositivos eletrônicos com sensores que registram dados em tempo real do ambiente em que estão instalados.

Em espaços de guarda de acervos, os dataloggers geralmente cumprem a função de registrar a temperatura e a umidade relativa do ar, que podem ser fatores de risco à sua conservação caso estejam em condições inadequadas. A partir do monitoramento ambiental, que é a base da Conservação Preventiva, é possível tomar medidas para otimizar a climatização e prevenir danos aos acervos.

Eles se diferenciam dos termo-higrômetros, mais comuns em museus, bibliotecas e arquivos, por dispensarem a presença física de uma pessoa para registrar os dados regularmente. Nos dataloggers, os dados são guardados na memória e devem ser periodicamente transferidos para um programa de computador, que possibilita sua análise em gráficos.

A Conservação Preventiva é a área da conservação que se dedica a evitar ou minimizar danos e processos de degradação de bens culturais, por meio de intervenções no meio ambiente em vez de agir diretamente nos objetos. Em geral, representa uma abordagem de melhor custo-benefício para as instituições, por reduzir a necessidade de investimentos em processos de restauração, que costumam ser mais onerosos.

No Centro de Memória do IAB-RS, a Conservação Preventiva é uma prioridade para a gestão dos acervos, cuja materialidade, essencialmente em suporte de papel, é extremamente suscetível às condições incorretas e variações de temperatura e umidade relativa.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →