Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate Público sobre a Revitalização do Cais Mauá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
No próximo sábado, dia 18 de abril de 2015, às 19 horas, na Av. Sepúlveda, será realizada Coletiva Pública de Imprensa para abertura do debate com a população sobre a Revitalização do Cais Mauá promovida pelo Coletivo Cais Mauá de Todos. O objetivo é apresentar análises técnicas e proposta de intervenção arquitetônica e urbanística para a área, além de relatório de denúncias acerca das irregularidades identificadas no processo referente ao projeto proposto para Revitalização do Cais Mauá.
O coletivo Cais Mauá de Todos quer provocar o debate público e transparente sobre o projeto que representará impactos urbanísticos, ambientais e patrimoniais irreversíveis para a Capital. É imprescindível esse espaço de debate e de reflexão da população sobre o Cais Mauá, a partir de um modelo de desenvolvimento que tenha como princípios norteadores a manutenção da paisagem cultural como bem coletivo, assim como a revitalização e a requalificação de áreas degradas por meio da preservação de suas características históricas e culturais para as futuras gerações, com base no planejamento urbano e ambiental participativo, na cidadania e em novos modelos de gestão da parceria público privada que contemplem os interesses da coletividade, o usufruto do bem público, o direito de ir e vir e não apenas os planos de negócios impostos pelo setor privado.
Estarão presentes a jornalista Katia Suman, como mediadora, a advogada Jacqueline Custódio, o sociólogo João Volino Corrêa e a arquiteta e urbanista Helena Cavalheiro, autora do projeto “Manifesto Cais Mauá”, como representantes do coletivo Cais Mauá.
Todos, tendo como convidado o arquiteto e urbanista, Tiago Holzmann, Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS). Após a Coletiva Pública de Imprensa, o local receberá apresentações especiais de Nei Lisboa, Ian Ramil, Sopro Cósmico, Novo Circo, Cia De Dança, Bibiana Petek e Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
SERVIÇO:
O QUÊ: Coletiva Pública de imprensa na Sepúlveda para debater a Revitalização do Cais Mauá

QUANDO: Sábado, dia 18 de abril de 2015, às 19h
LOCAL: Av. Sepúlveda – Centro / Porto Alegre RS
PROGRAMAÇÃO
1) 19h: Coletiva Pública de Imprensa
Debate sobre a Revitalização do Cais Mauá Apresentação do Manifesto Cais Mauá: Paradigma para projeto de revitalização do Cais Mauá, da Arquiteta Helena Cavalheiro Apresentação de relatório de denúncias acerca das irregularidades identificadas
2) Abaixo-Assinado Comunitário: Cais Mauá de Todos
3) 20h: Apresentação de artistas convidados:
NEI LISBOA, IAN RAMIL, SOPRO CÓSMICO, NOVO CIRCO CIA DE DANÇA, BIBIANA PETEK e CONJUNTO BLUEGRASS PORTO-ALEGRENSE DJ Rafa Ferretti (PULP) antes durante e depois! DJ convidado especial Mauricio Cunha da Fiesta Latina.
Apoio:
IAB/RS, SENGE-RS, AGAPAN, DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, APEDEMA RS, ONG Solidariedade, Minha Porto Alegre, Ocupa Cais Mauá, Associação Comunitária do Centro Histórico de Porto Alegre, Poa em Movimento, StudioClio, Rádio Elétrica, Estúdio Gorila, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, Defesa Pública da Alegria, Porto Alegre ATIVA, Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, Editora Libretos, Bar Ocidente, Mobicidade, Defender, Lapus/Laboratório de Políticas Públicas e Sociais, Chega de Demolir Porto Alegre e Fast Food Cultural.

Crédito foto: Eduino de Mattos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →