Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Debate: Saneamento Ambiental e a Gestão das Águas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A mesa contou com o Arq. Udo Mohr (Professor da FA-Uniritter), o Eng. Luiz Antônio Grassi (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Eng.Márcio Rodrigues de Freitas (Secretaria Estadual da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano).

Foram discutidos os delicados aspectos da localização da Capital, às margens de um invejável corpo d´água que, apesar disto, tem sido tratado com descaso pela população e pelos órgãos competentes, que agem como se os recursos naturais fossem inesgotáveis e automaticamente renováveis.

A ampliação do consumo de água, por um lado, e a grande produção de águas servidas, por outro, indica considerar a mudança dos modelos utilizados. Como o fornecimento de águas de diversas qualidades para diferentes fins, em redes paralelas, e a separação e tratamento de esgotos, em âmbito privado e público, situações que ainda não estão claras aos técnicos envolvidos no assunto.

Os debatedores foram unânimes na conclusão sobre a necessidade de implantar um processo de gestão que, além dos aspectos históricos e técnicos e da própria burocracia estatal, considere os aspectos ambientais globais e facilite a participação da comunidade.

Foi ressaltado a posição única do País no quadro da distribuição mundial das águas doces e a necessidade de relevar seus potenciais econômicos a curto, médio e longo prazo.

O Eng. Grassi aproveitou a ocasião para fazer a doação do livro “Tempo das Águas”, organizado por Osmar L. E Barros Filho e Sylvia Bojunga, para o acervo do IAB-RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →