Decreto Federal e Lei Federal que regulamentam o exercício profissional do arquiteto e urbanista disponíveis para download

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O IAB-RS disponibiliza para download o Decreto Federal nº 23.569/33, de 11 de dezembro de 1933, e a Lei Federal nº 5.194/66, de 24 de dezembro de 1966, primeiras tentativas de regulamentar as profissões do engenheiro, do arquiteto e do agrimensor. Conforme o presidente do IAB-RS, arquiteto José Albano Volkmer, “nenhuma destas duas leis são totalmente democráticas, como as concebe a Constituição Federal.” Sobre o Decreto Federal e sobre a Lei Federal: 1. Decreto Federal nº 23.569/33, de 11 de dezembro de 1933 , que se constitue no primeiro instrumento legal federal que regulamentou as profissões do engenheiro, do arquiteto e do agrimensor, em termos gerais para todo o Brasil e criou o CONFEA e os CREAs. VERSÃO PARA DOWNLOAD (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/data/artigos/417-01.zip)
2. Lei Federal nº 5.194/66, de 24 de dezembro de 1966 , que alterou e revogou em grande parte o primeiro Decreto Lei Federal nº 23.569/33, introduzindo modificações na organização e na estrutura dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. VERSÃO PARA DOWNLOAD (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/data/artigos/417-02.zip)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Outras Notícias

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →