Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

DEMETRIO RIBEIRO – 1916 / 2003 – pronunciamento do IAB-DN

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil informa o falecimento, em 22 de outubro de 2003, do arquiteto Demetrio Ribeiro, Conselheiro Vitalício do IAB. O sepultamento foi marcado para as 16h00 de 23 de outubro de 2003, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Demetrio Ribeiro nasceu em Porto Alegre e viveu os primeiros anos na estância do avô e em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Filho de pai brasileiro e mãe francesa, aos sete anos mudou-se com a família para a França, retornando a Porto Alegre aos 18 anos. Formou-se Arquiteto em Montevidéu, Uruguai. Foi professor do primeiro curso de arquitetura do Rio Grande do Sul, no Instituto de Belas Artes, e um dos fundadores da UFRGS. Cassado pela ditadura militar na primeira lista dedicada à Universidade em 1964, por sua militância comunista, foi reintegrado à docência pela Lei da Anistia em 1979. Arquiteto aplicado ao urbanismo e identificado com o movimento moderno autêntico, dedicou-se ao planejamento de cidades pequenas e médias do Rio Grande do Sul no período em que esteve impedido de ensinar, embora também privado de assinar a autoria de seus próprios trabalhos.
Foi Presidente Nacional do IAB no triênio 1977/1979, estando presente na linha de frente da luta pela anistia e pelo retorno às liberdades democráticas ao lado de outras entidades profissionais como a ABI e a OAB. Coordenou a elaboração do Anteprojeto de Lei para a criação do Conselho de Arquitetura apresentado aos arquitetos em 1979 e, em 2003, sempre atento às questões maiores da profissão, foi um dos primeiros a firmar apoio ao atual Projeto de Lei que criará o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Recebeu a comenda maior do Instituto de Arquitetos do Brasil, o Colar do IAB, durante as comemorações pelos 80 anos de fundação do IAB, em 26 de janeiro de 2001, como reconhecimento à contribuição que prestou ao desenvolvimento da Arquitetura do Brasil e justa homenagem à sua vida pessoal e profissional, referência ética permanente para os arquitetos brasileiros.
Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz
Presidente Nacional do IAB
Mensagens à colega Enilda Ribeiro e à família, poderão ser enviadas para o seguinte endereço: Av. Independência, nº 50, aptº 1906 90035-070 – Porto Alegre-RS
Ou pelo fax nº 51 3212-4070, do IAB-RS, que os encaminhará à família de Demétrio Ribeiro.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →