Denúncia Internacional sobre Boate Kiss é lançada no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Pais de vítimas, sobreviventes, representantes de entidades e imprensa gaúcha de reuniram na tarde desta quarta-feira (25/01) na sede do IAB RS, em Porto Alegre. A ONG Instituto Juntos, através da advogada Tâmara Boilo, promoveu o “Ato de Apresentação da ação perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos”.

"Somos contra esses trabalhos políticos e pouco técnicos que são feitos pelos gestores públicos” criticou o vice-presidente do IAB RS, Ednezer Flores, que reiterou o compromisso da entidade em defender as boas práticas da arquitetura e urbanismo e o conhecimento técnico como base para a gestão pública eficiente.

No documento, é pedida a “responsabilização do Estado brasileiro” pela violação dos direitos à vida, integridade física, liberdade e segurança pessoais, honra proteção à família e garantias e proteção judiciais”. Na ocasião, foram tornadas públicas medidas que serão solicitadas em favor dos pais processados pelo Ministério Público.
 


A petição foi detalhada pela advogada Tâmara Biolo Soares, autora da ação e coordenadora do Instituto Juntos, destacando no documento que não houve qualquer investigação administrativa ou ação judicial para apuração da responsabilidade do município de Santa Maria, tampouco do Estado por sua conduta, ainda que presentes fartos elementos que demonstrassem o descumprimento do dever jurídico por agentes públicos. O arquivamento das denúncias contra os agentes, realizado pelo Ministério Público, impediu que as vítimas conhecessem a verdade dos fatos e afetou o seu direito de acesso à justiça. Não bastando impossibilitar qualquer recurso, quatro pais foram processados por procuradores do MP por cobrarem publicamente uma nova postura do órgão em relação ao inquérito.

Anexo à petição, a advogada protocolou relatório reiterando a responsabilidade do estado brasileiro, da prefeitura de Santa Maria e do Corpo de Bombeiros, e também dos promotores do Ministério Público que atuaram nesse caso e que, de forma ilegal, permitiram que a boate continuasse operando.

A questão foi levada à CIDH porque o país ratificou em 1992, a Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica, de 1969), e seis anos depois aceitou também competência da Corte Internacional dos Direitos Humanos. Não há prazo para análise do órgão, mas caso a denúncia seja aceita, o País é notificado e recebe prazo para resposta. Na sequência, a “defesa” é analisada pela CIDH, que pode sugerir ações a serem tomadas. Caso estas não sejam cumpridas, o caso é enviado à Corte, que pode condenar o país em caráter moral.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Agenda: A construção modular na arquitetura

A arquiteta Caroline Minetto ministrará a palestra “A Construção Modular na Arquitetura”, que tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível os fundamentos da construção modular, destacando suas vantagens, desvantagens e exemplos práticos de projetos renomados ao redor do mundo. O evento integra a programação das Quartas no IAB e será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Leia Mais →

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias