Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desaprovação ao presidente do Confea e apoio à criação de conselho próprio são afirmados em duas moções

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Vice Presidente do IAB Gilberto Belleza está divulgando duas moções aprovadas na última reunião da Coordenação das Câmaras de Arquitetura do Sistema CONFEA/CREA, apresentadas pelo arquiteto e coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-SP Paulo Correa. Uma delas refere-se à desaprovação ao Presidente do CONFEA, engenheiro Wilson Lang, por ter se manifestado em nome do entidade em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado contrário à Lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sem o respaldo do próprio conselho e da Câmara de Arquitetura. A segunda moção diz respeito ao apoio de todas as Câmaras de Arquitetura do CONFEA ao projeto de Lei de criação do Conselho próprio, que foi encaminhada ao Senador Eduardo Azeredo, relator da Lei no Congresso, com cópia da Moção de desaprovação ao Presidente do CONFEA. Leia abaixo o conteúdo das moções: SEGUNDA REUNIÃO DAS COORDENADORIAS DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ARQUITETURA MOÇÃO Nº 09/2004 – CCEARQ
MANAUS-AM – 7 A 9 JUN 2004 ASSUNTO: Desaprovação da fala do Sr. Engenheiro Civil Wilson Lang quando de sua participação em audiência pública que discutiu o projeto de Lei nº 347/03, solicitada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
PROPONENTE: Arquiteto e Urbanista Paulo Roberto Corrêa, CREA-SP
DESTINATÁRIO: Engenheiro Civil Wilson Lang Os Coordenadores das Câmaras Especializadas de Arquitetura dos Creas, reunidos em Manaus-AM, no período de 7 a 9 de junho de 2004, aprovam Moção de seguinte teor:
Considerando, que o Confea tem como principal característica abrigar a multipluralidade de profissões. Considerando, que o Plenário do Confea não tem um posicionamento formal sobre a saída dos profissionais Arquitetos e Urbanistas do Sistema. A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Arquitetura, manifesta-se pela desaprovação da fala do Sr. Engenheiro Civil Wilson Lang, quando do pronunciamento deste na audiência pública realizada em 12/05/2004 no Senado Federal que tratou do Projeto de Lei nº 347/03 que regulamenta o novo exercício da arquitetura e urbanismo e cria o seu respectivo Conselho.
MOÇÃO Nº 10/2004 – CCEARQ
MANAUS-AM – 7 A 9 JUN 2004
ASSUNTO: Formalização de apoio ao Projeto de Lei nº 347/03 que tem como relator o Senador Eduardo Azeredo
PROPONENTE: Arquiteto e Urbanista Paulo Roberto Corrêa, CREA-SP
DESTINATÁRIO: Senador Eduardo Azeredo
Os Coordenadores das Câmaras Especializadas de Arquitetura dos Creas, reunidos em Manaus-AM, no período de 7 a 9 de junho de 2004, aprovam Moção de seguinte teor:
A coordenadoria de Câmaras Especializadas de Arquitetura constituída por todos os coordenadores de Câmaras de Arquitetura dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Creas, reunidas de 7 a 9 de junho de 2004 na cidade de Manaus-AM, vem a presença de vossa excelência registrar o apoio desta importante instância do Sistema Confea/Crea na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de forma autônoma e independente do Sistema profissional que nos abriga.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →