Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Destaques do segundo dia do COSU em Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os trabalhos do encontro do COSU continuaram na última sexta-feira, 20 de setembro. Mesmo com o feriado local, data na qual se comemora o Dia do Gaúcho, os arquitetos se reuniram para discutir assuntos importantes a respeito da categoria. A discussão iniciou com o pronunciamento do presidente do IAB, Sérgio Magalhães, e contou com a participação de 15 departamentos. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR, Haroldo Pinheiro, também esteve presente durante a reunião.
Dentre os assuntos expostos no segundo dia de encontro, ganha destaque a apresentação da produtora executiva da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Ana Helena Curti, a qual nesta edição tem como tema “Cidades: modos de fazer, modos de usar”. Após mostra se aproveita do momento vivido pelo pais, que neste ano viu as ruas serem tomadas por manifestações e reivindicações populares por melhorias nas estruturas das cidades. A X Bienal de Arquitetura de São Paulo será realizada entre 12 de outubro e 1º de dezembro, a organização é do IAB-SP.
O presidente do IAB-CE, Odilo Almeida, aproveitou a reunião para apresentar o projeto do XX Congresso Brasileiro de Arquitetura, o qual ocorre em abril de 2014, em Fortaleza. O arquiteto Almeida comentou sobre a oportunidade de promover o turismo na cidade, principalmente para a visita de importantes prédios históricos. Ainda no tema de eventos futuros, os arquitetos presentes discutiram sobre a candidatura do IAB para o  Congresso da União Internacional dos Arquitetos de 2020.
Outro destaque foi a apresentação da arquiteta Patrícia Moura, que expos um panorama sobre concurso público para a categoria. O assunto foi um dos mais discutidos por representantes de todos os departamentos, que buscam aprimorar e esclarecer o tema.
144ª COSU tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fotos: Portho Sul

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →