Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Diretoria do IAB RS inicia contatos com os pré-candidatos à Prefeitura de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O primeiro deles contou com a presença de Edemar Tutikian, secretário geral de Assuntos Especiais da Prefeitura de Porto Alegre, e com o arquiteto Glênio Bohrer. A pauta abrangeu temas como a Orla do Guaíba, Concursos Públicos e a oportunidade ímpar para a realização de um grande concurso para as futuras estações do metrô da Capital.

“Estamos abertos para discutir e trocar ideias sobre como adotar concursos públicos para execução de futuros projetos”, afirmou Tutikian, que representou o prefeito na ocasião. “Já tivemos uma ótima experiência com o projeto da Ciclovia”, observou o secretário. O presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann, aproveitou o momento para oficializar um convite ao prefeito José Fortunati, candidato à reeleição pelo PDT, para reunião de aproximação com os arquitetos gaúchos. Na mesma tarde, a diretoria do IAB também teve a oportunidade realizar as primeiras reuniões com outros dois pré candidatos à prefeitura da Capital.

O pré-candidato do PT ao paço municipal, Adão Villaverde, apresentou o projeto “Diálogos com Porto Alegre” que visa fundamentar a elaboração do programa de governo a partir de encontros com entidades e movimentos sociais. O pré candidato criticou a baixa qualidade dos serviços básicos que a cidade de Porto Alegre está oferecendo e a ausência de exigências da administração municipal de contrapartidas públicas para os grandes empreendimentos privados em andamento na cidade. Comentou também sobre a “desarticulação e improviso” que está permeando as obras da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Em outro encontro, as 18h, a deputada federal Manuela D’Ávila, pré candidata do PCdoB, apresentou para a Diretoria do IAB RS suas ideias iniciais para a elaboração do programa de governo e, igualmente, salientou a importância que este seja construído juntamente com a sociedade. Salientou que o grande diferencial da cidade de Porto Alegre é o capital humano e a inteligência e criatividade de sua população. Criticou duramente a ineficiência da máquina administrativa e burocrática de Porto Alegre e defendeu uma ampla reforma administrativa da estrutura de gestão municipal.

A diretoria do IAB RS defendeu a urgência da elaboração de um “Projeto de Cidade”, que contemple uma visão de futuro para Porto Alegre, com a retomada do conceito de planejamento em seu sentido amplo e com a recuperação do papel de mediador que deve exercer o poder público municipal. O presidente do IAB reforçou a importância e as vantagens dos Concursos Públicos de Arquitetura para todas as obras públicas relevantes e reforçou a campanha pela realização de um concurso nacional para as estações do Metro de Porto Alegre.

Ambos pré-candidatos convidaram o IAB RS e os arquitetos a proporem temas e ações de interesse da cidade e da sociedade porto alegrense, e aceitaram convite do IAB RS para realizar entrevistas e debates entre os candidatos e a comunidade profissional.

A Diretoria do IAB RS realizará encontros com todos os candidatos de Porto Alegre e das cidades do interior onde o IAB tem Núcleo. Estes encontros terão o objetivo de apresentar as propostas dos arquitetos para a cidade e para as futuras administrações, assim como comprometer os candidatos e futuros prefeitos com estas iniciativas. A Comissão Cidades do IAB RS está preparando um “decálogo” com as principais propostas do Instituto para os próximos administradores.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →