O primeiro deles contou com a presença de Edemar Tutikian, secretário geral de Assuntos Especiais da Prefeitura de Porto Alegre, e com o arquiteto Glênio Bohrer. A pauta abrangeu temas como a Orla do Guaíba, Concursos Públicos e a oportunidade ímpar para a realização de um grande concurso para as futuras estações do metrô da Capital.
“Estamos abertos para discutir e trocar ideias sobre como adotar concursos públicos para execução de futuros projetos”, afirmou Tutikian, que representou o prefeito na ocasião. “Já tivemos uma ótima experiência com o projeto da Ciclovia”, observou o secretário. O presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann, aproveitou o momento para oficializar um convite ao prefeito José Fortunati, candidato à reeleição pelo PDT, para reunião de aproximação com os arquitetos gaúchos. Na mesma tarde, a diretoria do IAB também teve a oportunidade realizar as primeiras reuniões com outros dois pré candidatos à prefeitura da Capital.
O pré-candidato do PT ao paço municipal, Adão Villaverde, apresentou o projeto “Diálogos com Porto Alegre” que visa fundamentar a elaboração do programa de governo a partir de encontros com entidades e movimentos sociais. O pré candidato criticou a baixa qualidade dos serviços básicos que a cidade de Porto Alegre está oferecendo e a ausência de exigências da administração municipal de contrapartidas públicas para os grandes empreendimentos privados em andamento na cidade. Comentou também sobre a “desarticulação e improviso” que está permeando as obras da Copa do Mundo em Porto Alegre.
Em outro encontro, as 18h, a deputada federal Manuela D’Ávila, pré candidata do PCdoB, apresentou para a Diretoria do IAB RS suas ideias iniciais para a elaboração do programa de governo e, igualmente, salientou a importância que este seja construído juntamente com a sociedade. Salientou que o grande diferencial da cidade de Porto Alegre é o capital humano e a inteligência e criatividade de sua população. Criticou duramente a ineficiência da máquina administrativa e burocrática de Porto Alegre e defendeu uma ampla reforma administrativa da estrutura de gestão municipal.
A diretoria do IAB RS defendeu a urgência da elaboração de um “Projeto de Cidade”, que contemple uma visão de futuro para Porto Alegre, com a retomada do conceito de planejamento em seu sentido amplo e com a recuperação do papel de mediador que deve exercer o poder público municipal. O presidente do IAB reforçou a importância e as vantagens dos Concursos Públicos de Arquitetura para todas as obras públicas relevantes e reforçou a campanha pela realização de um concurso nacional para as estações do Metro de Porto Alegre.
Ambos pré-candidatos convidaram o IAB RS e os arquitetos a proporem temas e ações de interesse da cidade e da sociedade porto alegrense, e aceitaram convite do IAB RS para realizar entrevistas e debates entre os candidatos e a comunidade profissional.
A Diretoria do IAB RS realizará encontros com todos os candidatos de Porto Alegre e das cidades do interior onde o IAB tem Núcleo. Estes encontros terão o objetivo de apresentar as propostas dos arquitetos para a cidade e para as futuras administrações, assim como comprometer os candidatos e futuros prefeitos com estas iniciativas. A Comissão Cidades do IAB RS está preparando um “decálogo” com as principais propostas do Instituto para os próximos administradores.