Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgação do resultado do Concurso para a sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O esforço dos políticos gaúchos no Congresso Nacional em aprovar a dotação orçamentária para a construção da sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região foi reconhecido no último dia 21 de maio, quando foi divulgado o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura, no Armazém A5 do Cais do Porto. São eles: Ari Vanazzi, Nelson Proença, Milton Cárdias, Ônix Lorenzoni, Osvaldo Biolchi, Yeda Crusius e Mendes Ribeiro Filho. Os parlamentares ou seus representantes foram homenageados na cerimônia, que contou com a presença do senador Sérgio Zambiasi, do presidente nacional do IAB, Demetre Anastassakis, do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer, da procuradora-chefe da 4ª região, Maria Hilda Marsiaj Pinto, autoridades e participantes. O prédio de 12 mil e 600 metros quadrados atenderá ao programa de necessidades, que prevê como características fundamentais sobriedade, funcionalidade, estética, economia e flexibilidade, considerando que com o passar dos anos a tendência é aumentar o número de profissionais que trabalharão no local. De acordo com a drª Maria Hilda Marsiaj Pinto, o início das obras deverá ocorrer até o final do ano. “Já encaminhamos a licitação para os projetos complementares, que serão detalhados pelo arquiteto vencedor, os outros profissionais contratados trabalharão com ele”, afirmou.
Demetre Anastassakis agradeceu a iniciativa da procuradora em fazer um concurso público, cuja grande proposta é garantir a qualidade do contratante. “A gente tem brincado muito que o Ministério Público é um poder emergente, quase 4º poder, com um foco especial. Se o Ministério Público acha que tem que promover concurso, isto funciona como uma chancela”, declarou. O resultado apontou como ganhador o Escritório de Arquitetura Tectônica, de Curitiba, liderado por Émerson Vidigal; o 2º lugar foi para Nonato Veloso, de Brasília; o 3º para Hector Ernesto, de São Paulo; o 4º para Paulo Henrique Paranhos de Paula e Sila (Brasília) e o 5º com Cândi Hirano e equipe (PR). Havia 260 trabalhos inscritos e 154 foram entregues, mas o número de concorrentes foi 135.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →