Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgação do resultado do Concurso para a sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O esforço dos políticos gaúchos no Congresso Nacional em aprovar a dotação orçamentária para a construção da sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região foi reconhecido no último dia 21 de maio, quando foi divulgado o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura, no Armazém A5 do Cais do Porto. São eles: Ari Vanazzi, Nelson Proença, Milton Cárdias, Ônix Lorenzoni, Osvaldo Biolchi, Yeda Crusius e Mendes Ribeiro Filho. Os parlamentares ou seus representantes foram homenageados na cerimônia, que contou com a presença do senador Sérgio Zambiasi, do presidente nacional do IAB, Demetre Anastassakis, do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer, da procuradora-chefe da 4ª região, Maria Hilda Marsiaj Pinto, autoridades e participantes. O prédio de 12 mil e 600 metros quadrados atenderá ao programa de necessidades, que prevê como características fundamentais sobriedade, funcionalidade, estética, economia e flexibilidade, considerando que com o passar dos anos a tendência é aumentar o número de profissionais que trabalharão no local. De acordo com a drª Maria Hilda Marsiaj Pinto, o início das obras deverá ocorrer até o final do ano. “Já encaminhamos a licitação para os projetos complementares, que serão detalhados pelo arquiteto vencedor, os outros profissionais contratados trabalharão com ele”, afirmou.
Demetre Anastassakis agradeceu a iniciativa da procuradora em fazer um concurso público, cuja grande proposta é garantir a qualidade do contratante. “A gente tem brincado muito que o Ministério Público é um poder emergente, quase 4º poder, com um foco especial. Se o Ministério Público acha que tem que promover concurso, isto funciona como uma chancela”, declarou. O resultado apontou como ganhador o Escritório de Arquitetura Tectônica, de Curitiba, liderado por Émerson Vidigal; o 2º lugar foi para Nonato Veloso, de Brasília; o 3º para Hector Ernesto, de São Paulo; o 4º para Paulo Henrique Paranhos de Paula e Sila (Brasília) e o 5º com Cândi Hirano e equipe (PR). Havia 260 trabalhos inscritos e 154 foram entregues, mas o número de concorrentes foi 135.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →