Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Divulgado vencedor do Concurso de Arquitetura para a sede administrativa da Câmara Municipal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foi divulgado na noite desta quinta-feira (13/11) o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a escolha do melhor projeto arquitetônico à construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho da Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAURS), do Sindicato dos Arquitetos do RS (SAERGS) e do Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE RS). Dos 52 trabalhos apresentados vindos de quase todo o Brasil, cinco foram os finalistas O primeiro lugar coube ao arquiteto paulista Daniel Corsi da Silva, que ficará responsável pela execução final do projeto.
Confira os cinco projetos finalistas do primeiro ao quinto lugar.
1º Lugar – Daniel Corsi da Silva – São Paulo SP.
2º Lugar – João Gabriel Rosa Cordeiro – Curitiba PR.
3º Lugar –  Ricardo Felipe Gonçalves – São Paulo SP.
4º Lugar – Eder Rodrigues de Alencar – Brasília DF.
5º Lugar –  Isabela Maria Fiori – Curitiba PR.

Todos os trabalhos inscritos já estão expostos e podem ser conferidos no Espaço Cultural Tereza Franco, localizado no segundo andar da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico).
O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Thiago Holzmann da Silva, que coordenou o processo, disse que o concurso público ainda é uma novidade de escolha de projetos. “Ele privilegia a qualidade da proposta para um caso especifico”, disse Thiago. Revelou que, em todo o Brasil, 70 escritórios se inscreveram para o concurso. Holzmann elogiou a realização do processo por meio de concurso público, revelando que esta é uma antiga aspiração do Instituto, porque valoriza e qualifica o processo por apresentar maior transparência e segurança.
O presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), revelou que o valor  da premiação é de  R$ 70 mil para o primeiro colocado, que terá seu projeto executado. Lembrou ainda que a escolha de um projeto por meio de concurso é uma forma democrática, “ao contrário de outras modalidades de licitação, o concurso público permite que a escolha seja pela qualidade da proposta e não pelo menor preço", afirmou.
 

Fotos: Ederson Nunes e Sabrina Ortácio
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →