O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura.
“Vozes da Arquitetura Porto Alegrense” lança luz sobre as diversas possibilidades do fazer arquitetônico, demonstrando que o arquiteto e urbanista não se ocupa exclusivamente com projetos, mas também com ensino, com atividades políticas, com valorização cultural, com o pensar sobre a sociedade, entre tantas outras frentes. O documentário exibe 19 entrevistas com profissionais da cidade de Porto Alegre com atuações diversas dentro do campo da arquitetura e urbanismo. Essas entrevistas percorrem conversas reflexivas sobre a atuação, os sonhos e a diversidade do fazer arquitetura no seu tempo e lugar.
Assinam o roteiro e a direção os arquitetos João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite. “Essa é uma noite de celebração de uma instituição que tanto faz não apenas pela arquitetura, mas pela sociedade. Essa é a primeira exibição de um projeto que começou a ser pensado no ano passado, desenvolvido com uma grande equipe. Agradecemos a todos que se envolveram”, comemorou Lucas. João, por sua vez, ressaltou a importância de reunir tantas vozes. “São pessoas que eu admiro como arquiteto, e foi muito prazeroso ter essa troca. Reforçando, ainda, que são momentos como esse que entendemos a potência do IAB RS, que promove a reflexão e a construção coletiva do conhecimento”, disse.

Lucas Löff Ferreira Leite e João Felipe Wallig, roteiristas e diretores do documentário. Foto Ricardo Rodrigues.
Logo após a exibição, o diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich, anunciaram dois editais desenvolvidos pelo IAB RS. “É com muito prazer que retomamos o Edital das Artes, com o lançamento inédito do Edital de Ocupação Artístico Cultural em parceria com o Grupo Cerco”, destacou o diretor. “Em nome do Grupo Cerco gostaria de parabenizar essa entidade que sempre acolheu a cultura de nossa cidade, inclusive a nossa parceria de ocupação cultural que já existe há alguns anos”, ressaltou Manuela.

O diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich. Foto Ricardo Rodrigues.
O primeiro edital, Artes, Galeria e Espaço IAB, selecionará até 12 artistas ou coletivos para realizarem exposições no período de maio a novembro de 2024, nas categorias de produção, pintura, fotografia e outros. O segundo edital é inédito e fruto da parceria com o Grupo Cerco, e selecionará até 9 artistas ou coletivos para uma residência artística nas dependências do Solar do IAB RS entre maio e novembro de 2024, envolvendo música, dança, teatro, capoeira, roda de samba, entre outros. Os editais, bem como aos formulários de inscrição, serão divulgados no dia 2 de abril por meio das redes sociais e site da entidade.
Após a cerimônia de lançamento, o público celebrou a noite com o retorno do Bar do IAB e uma roda de samba com a artista Pâmela Amaro e sua banda.

As copresidentes do IAB RS: Clarice Oliveira, Bruna Tavares, Nathalia Danezi e Paula Motta. Foto Ricardo Rodrigues.
Ficha técnica do documentário
Realização: IAB RS, com apoio institucional do CAU/RS
Roteiro e Direção: João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite
Produção executiva: Lucas Löff Ferreira Leite
Captação de áudio e vídeo: Kafuné Produções
Edição: Kafuné Produções
Mobiliário set filmagem: Solka
Trilha Sonora: KIAI
Imagens de drone: Voalá Imagens e Luciano Antunes