Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O filme, que é uma produção da entidade com apoio do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais.  Além da exibição, o IAB RS anunciou dois editais de cultura para o ano de 2024.   

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

“Vozes da Arquitetura Porto Alegrense” lança luz sobre as diversas possibilidades do fazer arquitetônico, demonstrando que o arquiteto e urbanista não se ocupa exclusivamente com projetos, mas também com ensino, com atividades políticas, com valorização cultural, com o pensar sobre a sociedade, entre tantas outras frentes. O documentário exibe 19 entrevistas com profissionais da cidade de Porto Alegre com atuações diversas dentro do campo da arquitetura e urbanismo. Essas entrevistas percorrem conversas reflexivas sobre a atuação, os sonhos e a diversidade do fazer arquitetura no seu tempo e lugar. 

Assinam o roteiro e a direção os arquitetos João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite. “Essa é uma noite de celebração de uma instituição que tanto faz não apenas pela arquitetura, mas pela sociedade. Essa é a primeira exibição de um projeto que começou a ser pensado no ano passado, desenvolvido com uma grande equipe. Agradecemos a todos que se envolveram”, comemorou Lucas. João, por sua vez, ressaltou a importância de reunir tantas vozes. “São pessoas que eu admiro como arquiteto, e foi muito prazeroso ter essa troca. Reforçando, ainda, que são momentos como esse que entendemos a potência do IAB RS, que promove a reflexão e a construção coletiva do conhecimento”, disse. 

Lucas Löff Ferreira Leite e João Felipe Wallig, roteiristas e diretores do documentário. Foto Ricardo Rodrigues.

Logo após a exibição, o diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich, anunciaram dois editais desenvolvidos pelo IAB RS. “É com muito prazer que retomamos o Edital das Artes, com o lançamento inédito do Edital de Ocupação Artístico Cultural em parceria com o Grupo Cerco”, destacou o diretor. “Em nome do Grupo Cerco gostaria de parabenizar essa entidade que sempre acolheu a cultura de nossa cidade, inclusive a nossa parceria de ocupação cultural que já existe há alguns anos”, ressaltou Manuela.  

O diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich. Foto Ricardo Rodrigues.

O primeiro edital, Artes, Galeria e Espaço IAB, selecionará até 12 artistas ou coletivos para realizarem exposições no período de maio a novembro de 2024, nas categorias de produção, pintura, fotografia e outros. O segundo edital é inédito e fruto da parceria com o Grupo Cerco, e selecionará até 9 artistas ou coletivos para uma residência artística nas dependências do Solar do IAB RS entre maio e novembro de 2024, envolvendo música, dança, teatro, capoeira, roda de samba, entre outros. Os editais, bem como aos formulários de inscrição, serão divulgados no dia 2 de abril por meio das redes sociais e site da entidade. 

Após a cerimônia de lançamento, o público celebrou a noite com o retorno do Bar do IAB e uma roda de samba com a artista Pâmela Amaro e sua banda.   

As copresidentes do IAB RS: Clarice Oliveira, Bruna Tavares, Nathalia Danezi e Paula Motta. Foto Ricardo Rodrigues.

Ficha técnica do documentário 

Realização: IAB RS, com apoio institucional do CAU/RS 

Roteiro e Direção: João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite 

Produção executiva: Lucas Löff Ferreira Leite 

Captação de áudio e vídeo: Kafuné Produções 

Edição: Kafuné Produções 

Mobiliário set filmagem: Solka 

Trilha Sonora: KIAI 

Imagens de drone: Voalá Imagens e Luciano Antunes 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →