Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O filme, que é uma produção da entidade com apoio do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais.  Além da exibição, o IAB RS anunciou dois editais de cultura para o ano de 2024.   

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

“Vozes da Arquitetura Porto Alegrense” lança luz sobre as diversas possibilidades do fazer arquitetônico, demonstrando que o arquiteto e urbanista não se ocupa exclusivamente com projetos, mas também com ensino, com atividades políticas, com valorização cultural, com o pensar sobre a sociedade, entre tantas outras frentes. O documentário exibe 19 entrevistas com profissionais da cidade de Porto Alegre com atuações diversas dentro do campo da arquitetura e urbanismo. Essas entrevistas percorrem conversas reflexivas sobre a atuação, os sonhos e a diversidade do fazer arquitetura no seu tempo e lugar. 

Assinam o roteiro e a direção os arquitetos João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite. “Essa é uma noite de celebração de uma instituição que tanto faz não apenas pela arquitetura, mas pela sociedade. Essa é a primeira exibição de um projeto que começou a ser pensado no ano passado, desenvolvido com uma grande equipe. Agradecemos a todos que se envolveram”, comemorou Lucas. João, por sua vez, ressaltou a importância de reunir tantas vozes. “São pessoas que eu admiro como arquiteto, e foi muito prazeroso ter essa troca. Reforçando, ainda, que são momentos como esse que entendemos a potência do IAB RS, que promove a reflexão e a construção coletiva do conhecimento”, disse. 

Lucas Löff Ferreira Leite e João Felipe Wallig, roteiristas e diretores do documentário. Foto Ricardo Rodrigues.

Logo após a exibição, o diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich, anunciaram dois editais desenvolvidos pelo IAB RS. “É com muito prazer que retomamos o Edital das Artes, com o lançamento inédito do Edital de Ocupação Artístico Cultural em parceria com o Grupo Cerco”, destacou o diretor. “Em nome do Grupo Cerco gostaria de parabenizar essa entidade que sempre acolheu a cultura de nossa cidade, inclusive a nossa parceria de ocupação cultural que já existe há alguns anos”, ressaltou Manuela.  

O diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, e a representante do Grupo Cerco, Manuela Wunderlich. Foto Ricardo Rodrigues.

O primeiro edital, Artes, Galeria e Espaço IAB, selecionará até 12 artistas ou coletivos para realizarem exposições no período de maio a novembro de 2024, nas categorias de produção, pintura, fotografia e outros. O segundo edital é inédito e fruto da parceria com o Grupo Cerco, e selecionará até 9 artistas ou coletivos para uma residência artística nas dependências do Solar do IAB RS entre maio e novembro de 2024, envolvendo música, dança, teatro, capoeira, roda de samba, entre outros. Os editais, bem como aos formulários de inscrição, serão divulgados no dia 2 de abril por meio das redes sociais e site da entidade. 

Após a cerimônia de lançamento, o público celebrou a noite com o retorno do Bar do IAB e uma roda de samba com a artista Pâmela Amaro e sua banda.   

As copresidentes do IAB RS: Clarice Oliveira, Bruna Tavares, Nathalia Danezi e Paula Motta. Foto Ricardo Rodrigues.

Ficha técnica do documentário 

Realização: IAB RS, com apoio institucional do CAU/RS 

Roteiro e Direção: João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite 

Produção executiva: Lucas Löff Ferreira Leite 

Captação de áudio e vídeo: Kafuné Produções 

Edição: Kafuné Produções 

Mobiliário set filmagem: Solka 

Trilha Sonora: KIAI 

Imagens de drone: Voalá Imagens e Luciano Antunes 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →