ELEIÇÕES: Quem foram os candidatos interessados pela carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”?

O processo eleitoral no Brasil está chegando ao fim e com isso só temos uma certeza sobre o futuro do país: o próximo Presidente terá, entre muitas outras, a tarefa de oferecer aporte federal ao desenvolvimento das cidades brasileiras – local onde vivem cerca de 87% da população do país. As eleições de 2018 foram uma oportuna ocasião para identificar o compromisso e a vontade política dos candidatos na construção de uma agenda que contemple uma política pública de Planejamento Urbano.

Durante as eleições o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR elaboraram a carta aberta “Nossas cidades pedem socorro!”,  que contém 53 propostas em defesa de um planejamento urbano solidário e inclusivo. Leia a carta na íntegra

O documento foi entregue aos candidatos à presidência em 2018, de forma democrática e com o objetivo que levar a todos os partidos as propostas na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores das cidades brasileiras, assegurando, entre outros pontos, o direito à moradia.

A carta aberta foi resultado do “Seminário Nacional de Política Urbana: por cidades humanas, justas e sustentáveis” promovido pelas duas entidades nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo.

De acordo com Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional a proposta da ação “é mostrar a todos os candidatos a importância da definição de políticas públicas que considerem os três pilares propostos para o planejamento urbano: Projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; Governança urbana inovadora; e Democratização da gestão dos territórios”.

PELO RIO GRANDE DO SUL

Os candidatos ao governo do Estado Jairo Jorge, José Ivo Sartori, Delegado Ranolfo (vice de Eduardo Leite), Miguel Rosseto e Roberto Robaina, receberam a carta no dia 26 de setembro do  arquiteto Vinicius Vieira, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) durante evento realizado no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. Saiba mais

PELO BRASIL
No decorrer da eleição presidencial, tivemos o retorno dos seguintes candidatos à presidência da república:

ÁLVARO DIAS
A carta foi recebida no dia 17 de agosto, em São Paulo, por Lisane Bufquin, assessora na elaboração do plano de governo do candidato à Presidência da República pelo Podemos, Álvaro Dias. A assessora afirmou que o candidato Álvaro Dias iria se manifestar sobre as propostas.  Saiba mais

CIRO GOMES
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, subscreveu a carta no dia 20 de setembro, em São Paulo. Ele ressaltou a importância de o Ministério das Cidades ser conduzido a partir de aspectos técnicos e não a partir de acordos políticos, e a regulamentação e implementação da Lei de Assistência Técnica à Moradia de Interesse Social, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de habitação de interesse social. Saiba mais

FERNANDO HADDAD
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Hadad, enviou documento de apoio a Carta Aberta “Nossas Cidades Pedem Socorro”. No documento Haddad afirma estar feliz por constatar grande concordância entre pontos apontados na Carta e seu Plano de Governo e reafirma o compromisso de liderar um debate federativo que faça valer o estatuto das metrópoles. A carta foi entregue ao candidato no dia 17 de agosto em João Pessoa, na Paraíba (Foto). Saiba mais

GUILHERME BOULOS
O candidato do PSOL Guilherme Boulos subscreveu a carta no dia 6 de setembro, em São Paulo, declarando oficialmente que incluiria todo o conteúdo do documento na sua plataforma de campanha. Saiba mais

DEMAIS CANDIDATOS
Vale mencionar, que os demais candidatos não se posicionaram, apesar de inúmeras tentativas de contato realizadas pelas equipes do CAU/BR e do IAB Nacional.

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura.

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025.

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares.

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.