Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Encontro com Demetre Anastassakis: a arquitetura voltada para o social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por ocasião do Dia Mundial da Arquitetura e do Habitat, comemorado no dia 6 de outubro, o IAB-RS trouxe a Porto Alegre o arquiteto Demetre Anastassakis, que tem percorrido diversas cidades do Brasil e exterior, para falar sobre habitação popular, especialmente para os estudantes de Arquitetura. Atualmente presidindo a Comissão de Política Urbana e Habitação do Conselho Superior do IAB, integrou o comitê preparatório à Conferência Nacional das Cidades, que deverá ocorrer no final deste mês, em Brasília. Na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Demetre participou de uma mesa-redonda com a presença do presidente da Comissão de Habitação da entidade, deputado Eduardo Vieira da Cunha; do vice-presidente Região Sul do IAB Nacional e secretário geral da FPAA arq. Danilo Landó; do presidente do IAB-RS, José Albano Volkmer; da Coordenadora do Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos para as Américas, Letícia Marques Osório e dois representantes de moradores que foram despejados. A fala contundente de Eliane dos Santos, da Associação de Moradores Vitória da Conquista, que há quatro anos ocupa uma área irregular, sem água, esgoto e com luz precária, pertencente à Petrobras, foi a deixa perfeita para o discurso do urbanista. “Este governo se preocupa com tanta coisa e não liga para a habitação. Nossa luta é por uma moradia digna, não queremos nada de graça, porque estamos dispostos a pagar”, disse ela. Com um tom informal, Demetre afirmou que “o pobre só tem sua cidadania e faz questão de pagar suas contas”; no mesmo dia em que o presidente Lula declarava à imprensa, que “o único patrimônio que o pobre tem é seu nome” e que por este motivo, é digno de crédito. A uma platéia, o arquiteto expôs números e que na sua opinião, o governo federal parece comprometido com o problema da habitação popular e que os 5 milhões de empregos prometidos por Lula sairiam da construção civil. “A tragédia é que não temos como tocar tudo isto, sem a qualificação da nação – bancários, arquitetos e engenheiros – para trabalhar com este mercado interno”. “Não podemos fingir que o assentamento feito pelos populares é um bom assentamento. Ele deve ser feito por profissionais que gerem os espaços. Temos que planejar a ocupação dos vazios”. A seguir, mencionou a luta dos arquitetos e urbanistas por um conselho próprio, um dos tópicos do bate-papo que teve mais tarde, na sede do IAB-RS, com colegas de categoria. Tendo presidido o IAB-RS no início da década de 90, ele revelou que vai concorrer à presidência nacional do IAB. Veja a entrevista concedida por Demetre Anastassakis ao IAB-RS, na seção Entrevistas (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index9c73.html?art=266) .

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →