Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ENTENDA A QUESTÃO DAS AEICs versus AICs, do PDDUA de PORTO ALEGRE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O conceito de Áreas Especiais de Interesse Cultural – AEICs -, procurou solucionar um problema difícil para aqueles que trabalham com a questão da preservação do Patrimônio, que é a caracterização do valor do bem a preservar estritamente do ponto de vista arquitetônico ou histórico. O “Espírito do Lugar” será mais bem identificado como um valor difuso, gerado coletivamente pelas relações sociais e vivências positivas que lhe deram origem ou foram possibilitadas pela configuração especial do espaço e pela disposição e características das edificações existentes e da localização urbana. Mas as AEICs, como definidas pelo Dec. 14.530/2004, parecem ter sempre incomodado à Administração atual, que encomendou, já em 2005, no primeiro ano de governo, um novo projeto para aquelas áreas. Desta vez a Comissão encarregada não incluiria integrantes da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural – EPAHC -, da Secretaria Municipal da Cultura, onde o conceito foi desenvolvido e implantado originalmente, e tampouco consultores externos. O anexo que trata das chamadas Áreas de Interesse Cultural – AICs -, que faz parte da proposta de revisão do Plano Diretor ora em exame na Câmara Municipal, poderia ser o produto gerado por esta Comissão. Usamos o tempo condicional, pois sabemos que a Comissão perdeu alguns integrantes e inclui a outros ao longo do tempo, mas principalmente porque, nos âmbitos onde foi apresentada, a proposta da AICs foi sempre mal explicada e pior defendida. Ao contrário, outros Grupos de Trabalho que revisaram dispositivos do PDDUA, quando questionados, sempre apresentaram respostas muito consistentes, claramente baseadas na experiência prática e em conhecimentos específicos. A proposta de revisão do PDDUA encaminhada à Câmara Municipal de Porto Alegre sequer foi acompanhada dos mapas de localização das AICs propostas e, quando estes apareceram, pecavam por inexatidão. Além disso, não foram gerados documentos que esclarecessem e baseassem as decisões tomadas, como foi a de extinguir trinta e sete das AEICs vigentes. Na polêmica que se seguiu à entrega do projeto do novo PPDU à Câmara Municipal, e entre pedidos de complementação de documentação e propostas de emendas, a Municipalidade pressentiu que não haveria aprovação antes do fim do mandato atual. Tomou, então, a desastrada iniciativa de promulgar a Portaria 59, antecipando a aplicação do rebaixamento do patamar de exigências nas áreas das AICs propostas. As demais propostas do novo PPDU, que corrigem índices e alturas excessivas e outros dispositivos, cuja aplicação vem piorando a qualidade do espaço construído em Porto Alegre nos últimos anos, podem esperar… por Elena Salvatori, em 13 de jnho de 2008

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →