Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Entidades debatem aprovação de projetos de Arquitetura e Urbanismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS promoverá, no dia 5 de novembro à tarde, o II Fórum Temático – Aprovação de Projetos de Arquitetura e Urbanismo no Estado do Rio Grande do Sul. O seminário será realizado a partir das 13h30 no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (rua Sarmento Leite, 320 – Porto Alegre/RS). Voltado a profissionais e estudantes da área, o objetivo é discutir a tramitação dos processos de licenciamento no Estado. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do CAU/RS clicando no banner do seminário. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.
O seminário contará com a participação de convidados especializados sobre o assunto, como o arquiteto e urbanista gaúcho Fernando Ernesto Pasquali, que atuou durante seis anos no Reino Unido e em Doha, no Catar, e vai abordar o tema Burocracia versus Responsabilidade. Também contribuirão com o debate o secretário de Urbanismo de Caxias do Sul, Fábio Scopel Vanin, e o coordenador do SMUWeb, Samuel Adami, que vão falar sobre a aprovação de projetos no município. Destaque ainda para o arquiteto e urbanista João Augusto Albuquerque Soares, supervisor de Análise de Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semadur) da Prefeitura de Campo Grande (MS), que irá compartilhar experiências sobre o tema.
“Vamos trazer exemplos de boas práticas de aprovação, prefeituras que usam a aprovação por meio digital, tipos e características de processos de aprovação. Vamos trazer um exemplo internacional, nacional e estadual”, disse a arquiteta e urbanista Clarice Debiagi, presidente da AsBEA e secretária executiva do Colegiado Permanente de Entidades. O presidente do CAU/RS, Roberto Py, salienta que este é o segundo fórum temático, tendo o primeiro sido realizado em Santa Maria, versando sobre Controle Municipal de Edificações.
O Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS é formado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura Associação (AsBEA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) , Associação de Arquitetos de Interiores (AAI) e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Fenea).
Programação
II Fórum Temático: Aprovação de Projetos de Arquitetura e Urbanismo no Estado do RS
13h30 às 14h – Credenciamento
14h às 14h30 – Abertura
14h30 às 15h
Palestrante: Fábio Scopel Vanin, Secretário Municipal de Urbanismo de Caxias do Sul, e Samuel Adami, Cordenador do SMUWeb.
Tema: A Aprovação de Projetos em Caxias do Sul/RS e o Sistema SMUWeb
15h às 15h30
Palestrante: Arquiteto e Urbanista João Augusto Albuquerque Soares, Supervisor de Análise de Projeto da Semadur, Prefeitura de Campo Grande/MS
Tema: Compartilhando Experiências: Práticas de Aprovação na Prefeitura de Campo Grande/MS – Aprovação Digital
15h30 às 16h
Palestrante: Arquiteto e Urbanista Fernando Ernesto Pasquali, que atuou durante seis anos no
Reino Unido e em Doha no Catar, tendo participado de projetos em quatro continentes.
Tema: Burocracia versus responsabilidade
16h às 18h – Debate
18h  – Encerramento
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →