Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ENTREVISTA: Deputado Federal Luiz Carlos Busato

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Formado em arquitetura e urbanismo, o deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) já foi empresário da construção civil, secretário de Planejamento Urbano de Canoas e vereador da cidade em 2004. Também ocupou o cargo de secretário estadual de Obras Públicas no governo Tarso Genro. Hoje, ele está no seu terceiro mandato como deputado federal.
O político conquistou na última eleição 130.807 votos no pleito, com crescimento de 52% no número total de votos se comparado com a eleição de 2010, quando fez 85.832. A paixão pela política veio do pai Luiz Jeronymo Busato, que foi prefeito de Canoas em 1978.
O deputado gaúcho é hoje um dos principais defensores dos diversos projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos e urbanistas. Confira a entrevista exclusiva do IAB RS com o político, onde ele fala de questões como RDC, Lei de Licitações, SIMPLES, entre outros temas.

IAB RS – Quais as atuais discussões na Câmara que interessam aos arquitetos?
DEPUTADO –
São vários projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos. Um de minha autoria é o Projeto de Lei 2381/2015, que institui o dia 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto. Essa data é alusiva ao nascimento de Oscar Niemeyer e também da data de fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
IAB RS – Qual sua observação sobre a Revisão da Lei de Licitações?
DEPUTADO –
Eu sou sub-relator na Comissão criada para revisar a Lei 8.666, que considero uma das mais importantes que temos no país, pois 80% de tudo que acontece no Brasil é regulado por essa lei.
IAB RS – E a aprovação do SIMPLES para empresas de arquitetos?
DEPUTADO –
Foi uma grande vitória. Antes da votação eu fiz um pronunciamento na tribuna da Câmara pedindo aos colegas para reparar a injustiça que os pequenos escritórios de arquitetura enfrentam. Hoje no Brasil existem mais de 15 mil escritórios de engenharia, arquitetura e urbanismo. Desses, 86% não atingem o faturamento de R$ 360 mil, que se caracterizaria como uma empresa maior. Então 13.200 escritórios de micro e pequenos empresários seriam beneficiados com a redução do imposto.
IAB RS – Qual sua opinião sobre o fim da RDC?
DEPUTADO – O RDC está causando um problema muito grande para as obras no país e deve ser revisto imediatamente. Não é possível aceitar uma obra sem um projeto. É preciso que o governo invista na elaboração de um projeto bem feito para que se saiba o valor real que custará a obra e também se o resultado irá atender os anseios da população.
IAB RS – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador é uma realidade. Qual sua visão sobre esse processo?
DEPUTADO – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador preocupa bastante, pois acaba fatiando a profissão de arquiteto. Por exemplo, uma faculdade no Rio de Janeiro criou um curso de paisagista e querem regulamentar como uma profissão, mas essa é uma atribuição dos arquitetos. Estamos lutando para impedir que isso ocorra.
IAB RS – O senhor entendes que Concurso Público de Arquitetura é uma maneira de qualificação e atuação dos arquitetos e melhor processo de contração pública?
DEPUTADO – Defendo a realização de concurso para a contratação de projetos públicos seguindo o modelo que é adotado na França, onde todos os projetos são contratados por concursos. Infelizmente aqui no Brasil não temos esse costume que é muito salutar, pois valoriza o projeto e diminui também o tempo de contratação.  Só com um projeto completo e de qualidade que o Poder Público saberá desde o início quanto que custará e qual será o prazo de entrega da obra. Isso é fundamental para que tenhamos no país obras com controle de qualidade, além de ser um ótimo mecanismo contra a corrupção.
IAB RS – Qual a importância para a categoria de ter um deputado arquiteto?
DEPUTADO – Se a gente não tiver representação no Congresso Nacional não vai ter quem brigar pela nossa profissão. Atualmente somos cinco arquitetos na Câmara e a luta de todos foi fundamental para a aprovação do projeto do Supersimples.
IAB RS – Qual sua avaliação sobre os três anos do CAU, visto que o senhor foi um dos responsáveis pela luta na criação do conselho?
DEPUTADO – Foi no meu primeiro mandato que realizamos uma luta muito grande para a criação do CAU. Para minha satisfação foi uma luta muito certa e que hoje até os que na época diziam que não ia dar certo reconhecem a importância. O Conselho já atingiu a maturidade que a gente sonhava e tem tido uma atuação muito importante em todos os temas que tramitam no Congresso Nacional que interessam aos arquitetos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →