Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Erechim recebe a Caravana de Arquitetura do IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A atividade tem a intenção de informar, apoiar e dar suporte necessário aos arquitetos filiados, através da cultura, conhecimento e integração, além de fortalecer a mobilização pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), cujo projeto de lei está em tramitação final em Brasília. No sábado (28), os trabalhos começaram no início da tarde, com um auditório lotado com a participação dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da arquiteta Daniela Rech, coordenadora do curso de Arquitetura da UFFS Erechim, da arquiteta Andrea Mussi, coordenadora do E.A.U da Faculdade Meridional de Passo Fundo (IMED) e arquitetos da Prefeitura Municipal de Erechim A programação abordou os seguintes temas: – “IAB, história e atividades e a perspectiva do CAU” – Julio Celso Vargas, 1º Vice-presidente do IAB-RS – “Assistência Técnica e o modelo do IAB para a aplicação da Lei nº 11.888/2008” -Tiago Holzmann da Silva, Conselho Superior IAB-RS – “Escalas da Sustentabilidade” – Nauíra Zanin, professora da da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – “Erechim, história, patrimônio e preservação” – Sandra Petry, arquiteta da Prefeitura Municipal de Erechim À noite, a badalação ocorreu no Castelo Sperhacke Alabarda`s, com um animado jantar ao som do arquiteto Iran Rosa, Conselheiro Estadual do IAB-RS. No domingo, a Caravana realizou o passeio organizado pelo Núcleo intitulado “Passeio cultural – Descobrindo a Cidade: de Erechim a Severiano de Almeida”, guiado pela arquiteta Sandra Petry. A próxima Caravana da Arquitetura já está programada para visitar Caxias do Sul!

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →