As obras foram apresentadas ao público no dia 25 de junho, reunindo amigos e profissionais interessados nos temas.
Fotos: Carol Negreiro
O arquiteto e urbanista, professor aposentado da UFRGS e escritor, Günter Weimer, lançou duas novas obras no dia 25 de março, em coquetel realizado no Solar do IAB. Weimer, que também presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), disponibilizou “O ecletismo e a arquitetura de Porto Alegre” e “O sanitarismo e o urbanismo segundo Saturnino de Brito”, ambos resultados de suas pesquisas envolvendo a história da arquitetura.
Na obra “O ecletismo e a arquitetura de Porto Alegre”, o autor faz uma análise geral do estudo desse estilo, traçando um paralelo com a arquitetura da capital gaúcha, verificando como esse estilo se aplicou em Porto Alegre. O arquiteto destaca que sempre foi lecionado aquilo que os europeus produziam, “então se falava sobre o ecletismo na Europa, mas a minha motivação foi estudar o campo brasileiro”, disse.
Já em “O sanitarismo e o urbanismo segundo Saturnino de Brito, Weimer relembra a história do famoso engenheiro sanitário. “Ele era um positivista, e na época da proclamação da república surgiu um movimento nacionalista muito forte, afastando o Brasil da monarquia. Ele se tornou conhecido porque planejava cidades e o saneamento”, conta. Conforme ele explica, as cidades até então eram muito pequenas e tinham que ser assim por conta dos dejetos humanos. “Não havia água encanada, então nasceu a ligação que conectava as residências com o reservatório. Vieram, também, as redes de esgoto para tirar aquela água das casas”, relembra. Saturnino de Brito apresentou estudos sanitários e urbanísticos em mais de 50 cidades brasileiras, sendo considerado o pioneiro da engenharia sanitária no país.
A co-presidente do IAB RS, Jéssica Neves, agradeceu a oportunidade de ter a presença do arquiteto mais uma vez na instituição. “O senhor já lançou outras obras aqui. E para muitos de nós é uma grande referência acadêmica, por isso é uma honra recebe-lo”, comemorou. A também, co-presidente Bruna Tavares ressaltou, ainda, a importância de receber eventos culturais no Solar do IAB. “O IAB é uma casa que está amplamente aberta para esse tipo de evento. Ter o professor Günter nessa noite é uma satisfação. Acho que vale destacar também a atuação dele aqui enquanto presidente em uma época tão dura, como o senhor já relatou. É uma satisfação tê-lo aqui hoje”, falou.
As publicações foram lançadas pela Martins Livreiro/Edigal, e estão disponíveis no site da editora.
Sobre o autor
Günter Weimer é arquiteto e urbanista, professor universitário aposentado de História da Arquitetura, e escritor. Formou-se em arquitetura em 1963 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez uma especialização na Alemanha em 1967 em Desenho Industrial, pela Hochschule für Gestaltung. Obteve grau de mestre em História da Cultura em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e de doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990. É professor da UFRGS e da PUCRS, já ministrou aulas na UNISINOS, UFPR, UFSC e UnB. Escreveu artigos para publicações especializadas; produziu capítulos ou seções para obras coletivas; apresentou trabalhos completos em seminários e congressos; e foi autor ou organizador de mais de quarenta livros. Presidiu o IAB RS nos anos de 1970 e 1971.