Ex-presidente do IAB RS, o professor aposentado Günter Weimer, que lecionou na Arquitetura da UFRGS, PUCRS e Unisinos, visitou a exposição do artista visual Erico Santos sobre os prédios históricos de Porto Alegre. Weimer, de 85 anos, é autor da biografia de Theo Wiedersphan, o arquiteto alemão que se estabeleceu na Capital no início do século 20 e projetou alguns dos prédios históricos da cidade, como o Margs, Memorial do RS e Casa de Cultura Mario Quintana, entre outros.
Durante a visita à mostra, na quinta-feira (5/6), Weimer, deu “uma verdadeira aula”, disse o artista anfitrião. “Ele discorreu sobre estilos, profissionais envolvidos nas edificações, datas de construção e alterações sofridas pelos prédios icônicos do Centro Histórico”, impressionou-se Erico. A exposição foi aberta no Museu de Arte do Paço em 13 de maio e se encerrou nesta sexta-feira (6/6).
De memória prodigiosa, o professor lembrou que os prédios do Margs e do Memorial foram os primeiros do Brasil em concreto armado, e as respectivas obras tiveram seus cálculos feitos pelo próprio Theo.
“A nobre visita do professor Güinter Weimer me deixou muito feliz e lisonjeado, fechando a exposição com chave de ouro”, declarou o artista, que também tem ateliê em Milão, na Itália, e que já completou 50 anos de carreira.
Fotos: Carlos Souza