Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Exposição no Moma de Nova York mostra função social da arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) pretende mostrar ao público norte-americano que a arquitetura contemporânea é uma ferramenta de transformação social. Esse é o objetivo da exposição “Pequena Escala, Grande Mudança: Nova Arquitetura de Participação Social”, aberta no dia 02 de outubro com 11 grandes projetos mundiais de arquitetura e urbanismo que estão melhorando as condições sociais de comunidades pobres.

Situados em países tão diversos como França, Brasil, Chile, EUA, Burkina Faso, África do Sul, Líbano, Venezuela ou Bangladesh, todos os projetos são realizados com a colaboração dos habitantes dessas comunidades e apontam para a tendência de os projetos de habitação social incluirem em seu desenho soluções integradas de desenho urbano.

Esse é o caso do projeto brasileiro que faz parte da exposição, do arquiteto argentino Jorge Mario Jáuregui, que tem escritório no Rio de Janeiro. O plano Metrópolis Projetos Urbanos, criado em 2005 e ainda em andamento, consiste na recuperação de dez favelas em Manguinhos (foto), na capital fluminense, a partir da construção de moradias e da criação de um parque público linear.

A exposição fica em cartaz até o dia 03 de janeiro de 2011. Veja o site, em inglês: www.moma.org

Fonte: Arcoweb

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →