Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feevale promove o III Fórum Pró-Sustentabilidade discutirá a etiqueta PROCEL para edificações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os elementos que caracterizam a envoltória das edificações, como alvenaria, pisos e aberturas, também influenciam no consumo de energia, pelo maior ganho térmico que podem provocar, levando à necessidade de corretivos artificiais, como condicionadores de ar.

A solução deste problema não se resume apenas na especificação de materiais e cores, mas também na busca de soluções preventivas naturais, pensadas no projeto das edificações, e esse é um dos temas do III Fórum Pró-Sustentabilidade. Realizado pela Universidade Feevale entre os dias 10 e 12 de novembro, a abertura acontece no dia 10, às 19h30min, no auditório do prédio Azul, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Entre as atividades do evento, está o minicurso Diretrizes para o projeto da envoltória e a etiqueta Procel de eficiência energética para edifícios comerciais, de serviços e públicos, ministrado por Fábio Boni. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Boni é chefe do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, além de pesquisador da área do Conforto Ambiental das edificações. No minicurso, o professor falará sobre a responsabilidade do projeto arquitetônico em propor envoltórias que sejam naturalmente mais eficientes e adequadas, proporcionando desta forma a minimização da utilização dos meios artificiais disponíveis, como os condicionadores de ar. “Vivemos em uma região de clima subtropical, que enfrenta diversas variáveis climáticas e muita umidade, por isso a responsabilidade dos profissionais cresce ainda mais nos projetos”, afirma Boni.

O III Fórum Pró-Sustentabilidade é voltado para arquitetos, engenheiros, poder público, acadêmicos, professores e funcionários da área, bem como demais interessados. O objetivo é instrumentalizar os profissionais e estudantes da área da construção civil para o desenvolvimento de projetos que busquem um melhor desempenho energético. Acontecerão palestras e minicursos que abordam os três temas avaliados pela metodologia PROCEL para edificações: a envoltória, o sistema de iluminação, citado acima, e o sistema de condicionamento de ar das edificações.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site www.feevale.br/forumsustentabilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →