Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feira reuniu artistas visuais no Solar do IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na tarde do sábado (20/05) grandes nomes das artes visuais gaúchas se encontraram no Centro Histórico de Porto Alegre. O  Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) foi palco da primeira edição do projeto Ephemeros.

O público confeririu gratuitamente mais de 20 exposições, feira de artes gráficas, publicações impressas, fotografia, projeções de videoarte, intervenções e performances teatrais.
 


O projeto Ephemeros surgiu a partir das experiências pessoais dos produtores e curadores do evento Fabricio Sortica, Jaqueline Sampaio e Ziza Ferreira, vindos de diferentes áreas da cultura. 

Entre as projeções de videoarte, a Ephemeros contou com uma edição especial do Festivau De C4nn3$, que abriu convocatória dedicada ao evento. Na área de feira de arte gráfica e publicações impressas, esteve presente a Poutsplaf, do artista Gustavo Razzera, que há seis anos vem desenvolvendo este projeto que envolve fotografia, performance e corpo.
 


O ator Antônio Carlos Falcão apresentou a versão pocket do espetáculo "A Doce Bárbara" que este ano completou 36 anos em cartaz. O evento cultural contou com a realização de uma intervenção em pintura mural do artista visual Eduardo Turski, que nos últimos anos tem se dedicado ao projeto Triangulogia.
 

A feira ainda teve uma área de alimentação com a presença da Cerveja artesanal Bugio, lanches de Eduardo Althaus, atual chef do Estômago Café Vegano, além de doces da Brigaderia Barnabé.

“A ideia foi promover artistas e agentes locais, oportunizando ao público uma vivência cultural interdisciplinar e múltipla, com a participação de cerca de vinte artistas em um total de 6 horas de intensa programação”, informaram os curadores.
 

 

Confira quem participou:
 

– FEIRA DE ARTES GRÁFICAS E PUBLICAÇÕES IMPRESSAS
* Cactus Edições
* Dani Amorim
* Coletivo Decimal
* Giovani Urio
* Kaijuu Editora
* Larissa Fauri
* Lívia dos Santos
* Poutsplaf

– PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
* Antonio Carlos Falcão
* Diego Esteves
* Fernanda Bertoncello Boff
* Isabella de Mendonça
* Qex

– VIDEOARTE
* Élle de Bernardini
* Estúdio Hybrido
* Festivau de C4nn3$
* Renata Sampaio

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →