Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Flores da Cunha lança Concurso Nacional de Arquitetura para requalificar principal avenida da cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na manhã desta quarta-feira (17/11) foi lançado oficialmente o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, promovido pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha (RS) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).

O objetivo é selecionar a proposta que melhor atenda às necessidades para a requalificação de uma das principais vias da cidade, entregando aos moradores e visitantes um espaço público qualificado, que promova a qualidade de vida através da humanização, da melhoria da mobilidade urbana, das funcionalidades e no estímulo ao desenvolvimento econômico e social.

Em seu pronunciamento, o prefeito César Ulian destacou as potencialidades da Avenida e falou sobre o respaldo de estar ao lado do IAB no Concurso. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. A Avenida é a primeira impressão que as pessoas têm quando chegam a Flores, é como um cartão-postal. Este projeto será um presente que queremos entregar à comunidade e aos turistas”, afirmou. 

As propostas poderão ser inscritas através do site www.concursoavenida25dejulho.org entre os dias 19 de novembro e 22 de dezembro de 2021.  Todas serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
 


O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que o Concurso é de extrema magnitude e traz inovação por meio de recursos audiovisuais com visita guiada. “Esta parceria nos orgulha muito. Estamos contribuindo com nossa expertise para que ela seja difundida com gestores e servidores municipais”, disse.

Para Rosiane Machado Pradella, Secretária de Planejamento do município, a Avenida 25 de Julho conecta a cidade. “É a via mais longa da sede urbana e atua como eixo estruturante. Ela faz parte do cotidiano dos moradores concentrando diversas atividades, é o coração da cidade. Queremos deixá-la com a cara que Flores da Cunha merece”, destacou.

O coordenador do Concurso, Natan Arend, explicou sobre a divisão da Avenida nos trechos sul, área central e norte.  Para ele, a Avenida 25 de Julho promove uma importante ligação entre paisagem e mobilidade. “Os projetos devem ser pensados a fim de potencializar a utilização da via e entregar espaços mais adequados às suas necessidades cotidianas”, observou o arquiteto.

Saiba Mais – Com uma população estimada em 31.352 pessoas, Flores da Cunha localiza-se na Serra Gaúcha, a 150 km da capital Porto Alegre. Desde 1994, o município carrega o título de maior produtor de uvas e vinhos do país. Com uma economia forte e diversificada, Flores da Cunha destaca-se tanto na agricultura como na indústria, no comércio e nos serviços.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →