Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Fórum vai discutir o papel da cultura no desenvolvimento urbano e humano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Porto Alegre será a sede do Fórum Latino-Americano da Agenda 21 das Cidades para a Cultura , que será realizado de 15 a 18 de janeiro. Este Fórum é preparatório para o encontro da Agenda 21 para a Cultura, que ocorrerá durante o IV Fórum de Autoridades Locais, na abertura do Fórum Universal das Culturas em Barcelona. Neste evento, previsto para os dias 7 e 8 de maio de 2004 na cidade catalã, Autoridades Locais de Porto Alegre para a Inclusão Social farão acordo com a Agenda 21 da Cultura, firmando como compromisso dos governos locais fazer da cultura um elemento básico do desenvolvimento urbano, como documento de referência de suas políticas culturais e como contribuição ao desenvolvimento cultural da humanidade. O Fórum de Porto Alegre é aberto à comunidade em geral, às instituições, universidades e ONGs. Veja o cronograma: CRONOGRAMA 15/01
19h – A Agenda 21 e os desafios institucionais da cultura no século XXI – Abertura com Palestra do Cineasta Argentino Fernando Solanas
21h – Coquetel de Abertura 16/01
9h – Apresentação: Princípios Gerais da Agenda 21 das Cidades para a Cultura
10h30 – Conferência 1(com temas base na plenária 1 e 2
15h – Plenária 1: Os direitos Culturais e os Direitos Humanos
18h – Plenária 2: Cultura e Convivência
17/01
9h – Conferência 2 com base nas plenárias 3, 4 e 5
10h30 – Plenária 3: Cultura, expressão, criação e liberdade
15h – Plenária 4: Cultura,patrimônio e memória
18h – Plenária 5: Cultura e Democracia
18/01
9h – Compromisso de Ação
10h30 – Revisão Documento Final
15h – Revisão Documento Final
18h – Show de encerramento
A programação completa será revisada logo que os nomes que participarão das mesas forem confirmados pela organização do evento. Para maiores informações e realizar a sua inscrição, acesse a página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre: www.portoalegre.rs.gov.br/agenda_21 (http://www.portoalegre.rs.gov.br/agenda_21)
+info>> 51 3228-7854 | 3227-8783

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →