Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Galeria Espaço IAB oferece 4 exposições de arte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) abre a Galeria Espaço IAB os artistas Bebeto Alves, com a exposição “Photopopshow”, Pelópidas Thebano, com “Afrobrasilidades”, de Pelópidas Thebano; Joice Giacomoni, com “Existentes”, e expõe o acervo 20×20 da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa. A curadoria é de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

As exposições foram lançadas no dia 28 de abril e estão abertas ao público de segunda à sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h, no Solar do IAB-RS, rua Gal. Canabarro, 363, esquina Riachuelo, no Centro de Porto Alegre.

Para o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, o IAB-RS está retomando uma velha tradição, de abrir as portas para a arte. “O IAB-RS não é somente o centro dos arquitetos, mas um centro cultural”, afirma. “Estou muito surpreso com esses trabalhos. São temas suspreendentes”, elogia.

“Essas exposições trazem algo diferenciado, que conquista o público. É o epílogo de uma longa caminhada”, diz a coordenadora do projeto Monumenta em Porto Alegre, Briane Bicca. Segundo ela, o Solar IAB “é um espaço histórico, uma das poucas casas que se manteve em pé ao longo dos anos, e isso já é um ganho”.

Photopopshow
Fotografia e imagens de Bebeto Alves, na Sala Negra da Galeria Espaço IAB
Nas palavras do artista:
“É uma antologia de imagens, imagens que estão em construção, que podem deixar de ser, ou, se estabelecerem como elas são. O efêmero dentro da perenidade. O pop, o bom humor, a irreverência.
(O olhar nunca é o mesmo e nem o que pensamos a respeito dele.)
O olhar do artista é assim. É este olhar que vem da música, da música que vem do cinema, que por sua vez é a fotografia.
Essa minha exposição é um diálogo entre o olhar e a coisa observada, pensada e manipulada, entre a forma e a sua outra possibilidade de existir, entre o estado de criação e o objeto.
São imagens de várias séries compostas ao longo desses últimos 3 anos:
IFOOD, INPOSTAIS, POAPOP, PHOTO-GRAMAS, PHOTOGRAPHICAS e BAHNANAS.
Cores, fusões, montagens, e imagens puras, sólidas em seu estado bruto, compõe essa alegoria pop, que discursa, que retém a palavra, que não é silenciosa.”
Bebeto Alves

Artista: Bebeto Alves
Mostra: Fotografia e Imagens
Abertura: 28 de abril, quinta-feira
Horário: 19h30min
Local: Sala Negra da Galeria Espaço IAB
Período de visitação: de 29 de abril a 25 de maio
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h

ACERVO 20×20 da Associação Riograndense de artes plásticas Francisco Lisboa

A mostra contempla todas as formas de arte – pinturas, desenhos, fotografias, gravuras – em um único formato: 20×20 cm. Os quadros já foram expostos em outros locais da cidade, como a Bolsa de Arte e a sede da Associação Chico Lisboa. Cada unidade está à venda por R$30,00 na Galeria Espaço IAB.
Por Marta Pozueco – Chico Lisboa

Artista: 100 Artistas
Abertura: 28 de abril, quinta Feira
Horário: 19h30min
Local: Sala Branca da Galeria Espaço IAB
Período de visitação: de 29 de abril a 30 de junho
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h

Afrobrasilidades
Pinturas de Pelópidas Thebano

O artista conta a história dos afrobrasileiros, desde as suas origens, na África e na evolução econômica e cultural da Europa, até sua chegada ao Brasil, mas especificamente na Bahia.

Artista: Pelópidas Thebano
Mostra: Pinturas
Abertura: 28 de abril, quinta-feira
Horário: 19h30min
Local: Sala do Arco da Galeria Espaço IAB
Período de visitação: de 29 de abril a 25 de maio
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h

Existentes
Criaturas se apresentam a partir da impressão em acrílico semi-transparente, montadas sobre perfil de aço com altura de 1,80m, próximo da escala humana

Artista: Joice Giacomoni
Mostra: acrílico e perfil de aço apresentam imagens
Abertura: 28 de abril, quinta-feira
Horário: 19h30min
Local: Circulações e Espaços Abertos
Período de visitação: de 29 abril a 25 de maio
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 20h

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →