Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Gaúchos são os grandes premiados do Concurso Público Nacional de Arquitetura – Uma Escola para Guiné-Bissau

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB/DF) anunciou no final de outubro o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura – Uma Escola para Guiné-Bissau.

O projeto vencedor é de autoria dos arquitetos Bruno Giugliani, Cintia Gusson Etges e Karen Bammann, de Porto Alegre – RS.

O segundo lugar também ficou para o Estado com o trabalho de autoria de Rochelle Rizzotto Castro, Luciano Rocha de Andrades e Silvio Lagranha Machado – Studio Paralelo – RS. A gaúcha Letícia Pezzin Fiebig recebeu menção honrosa.

Foram submetidos 83 projetos, todos enviados em meio eletrônico. O julgamento, também realizado em meio eletrônico, durou 09 dias (20 a 28 de outubro) e teve como membros da Comissão Julgadora os seguintes profissionais: os arquitetos brasileiros Alvaro Puntoni, Francisco de Paiva Fanucci, Jaime Gonçalves Almeida , Marcelo Morettin e Sylvio de Podestá; o arquiteto colombiano Daniel Bonilla e o arquiteto paraguaio Solano Benitez.

O concurso foi coordenado pelos arquitetos Fabiano Sobreira e Thiago Andrade, com a colaboração do arquiteto Paulo Beto.

O vencedor será contratado pelo IAB/DF até 30/11/2010 para desenvolver o projeto executivo e os complementares, que deverão ser concluídos até o final de janeiro de 2011.

A primeira visita técnica da equipe responsável pelo projeto a Guiné-Bissau deverá ocorrer ainda no mês de novembro.

A escola será construída em sistema de mutirão com a participação da Comunidade de São Paulo, em Bissau, no primeiro semestre de 2011. A Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, é responsável pelo Projeto de Cooperação que viabilizará a obtenção dos recursos para a construção e o funcionamento da escola.

Para mais informações e para acompanhar o andamento do Projeto de Cooperação, acesse a página oficial do Concurso http://www.iabdf.org.br/concursoguinebissau/resultado.php (http://www.iabdf.org.br/concursoguinebissau/resultado.php) .

Confira abaixo os projetos premiados e menções.

1º lugar Autores: Bruno Giugliani, Cintia Gusson Etges e Karen Bammann – RS

2º lugar Autores: Rochelle Rizzotto Castro, Luciano Rocha de Andrades e Silvio Lagranha Machado – Studio Paralelo – RS

3º lugar Autores: Pedro Amin Tavares, Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda – Arquea Arquitetos – PR

Menção Honrosa (em ordem de classificação)

Autores: Mirelle Papaleo Koelzer, Vitor de Luca Zanatta e Adriano Soares de Assis Filho – SC

Autor: Eduardo Pereira Gurian, Bruno Salvador, Carlos Augusto Ferrata, Cesar Shundi Iwamizu – SP

Autores: Cássio de Lucena Carvalho, Edmar Ferreira Junior, Vinícius Martins Ávila – MG

Autor: Liege Maria Abbehusen Couto – BA

Autor: Yuri Vital – SP

Autores: André Yamguishi Ciampi, Leonardo Daguano, Luis Claudio Marques Dias, Marcelo Mangeti, Sérgio Salles – SP

Autores: Maira Rios, Felipe Noto, Paulo Emilio Ferrreira – SP

Autor: Letícia Pezzin Fiebig – RS

Fonte: Portal concursosdeprojetos.org

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →