Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing
“Por que você se tornou arquiteto?”. Com essa pergunta, os administradores e sócios Iago Caldas e Gabriel Avellar, da Exitum Gestão, conduziram os participantes a refletir sobre práticas do dia a dia de um escritório de arquitetura, colocando em evidência elementos de marketing que nem todos priorizam ou até mesmo são ensinados durante um curso de graduação. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos”, o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.
Sobre a pergunta inicial, o especialista em marketing Iago Caldas destaca que “vocês começaram a trabalhar com projetos que vocês não querem, com clientes que talvez vocês não queriam estar atendendo, produzindo conteúdos que vocês não queriam estar fazendo, mas porque a vida vai acontecendo. No fim do dia, essa pergunta é a mais importante”, disse. Segundo ele, se um profissional não tiver uma base complementar, além de ´pensar nos projetos e nas melhores soluções para uma cidade, é mais difícil avançar. “Isso nos leva a uma outra pergunta: como eu quero chegar lá? Claro que isso é muito subjetivo, até porque o caminho muda um milhão de vezes, mas muitas vezes refletimos que não estamos onde gostaríamos, mesmo sendo bom, porque implica em outras questões que não são apenas de execução do trabalho em si, mas de reinvestir dinheiro, de se comunicar, entre outros”, falou.
Gabriel Avellar destacou que um dos primeiros passos, e um dos mais importantes, é separar as finanças de sua empresa e da sua vida pessoal. “Com isso ocorre uma falta de clareza nas informações da empresa, além de perda do controle em retiradas, descapitalização e falta de reinvestimentos”, disse. Avellar citou que é importante o profissional definir um valor específico que seja para si, e o restante ficar no caixa da empresa, seja para reinvestir ou para soluções do dia a dia.
Para contextualizar melhor o profissional que ainda não está familiarizado com a rotina administrativa, os empreendedores explicaram questões fundamentais envolvendo faturamento x lucro. Faturamento é o total de receitas geradas pela venda de produtos ou serviços, sem qualquer dedução de custos. Lucro é o que sobra após a dedução de todas as despesas, custos diversos e impostos de faturamento.
A comunicação foi um fator importante durante a palestra, assunto que despertou dúvidas de diversos participantes. Chamado de tráfego pago, a ferramenta, uma das mais utilizadas hoje para alavancar uma empresa nos meios digitais, “é como se fosse a nova era digital de lucro para se conseguir clientes. Então, geralmente, as empresas como a Meta, que é o Facebook, que é o Instagram, que é o Google, você consegue pagar um valor para eles, para eles divulgarem o nome da sua empresa, como uma publicação no Instagram ou o destaque em um resultado de buscas”, disse Caldas. O investimento em cada uma dessas modalidades vai depender do objetivo e do tamanho da empresa, e vai possibilitar segmentação de público como localidade, faixa etária, profissão, interesses e outros aspectos.
Ao final, os sócios relembraram os principais assuntos, e destacaram que é importante separar a conta pessoal da empresa, definir o pró-labore, entender o momento certo para retirada do lucro, utilizar uma boa ferramenta financeira, analisar os números, e criar planos estratégicos e metas e corte de gastos.
Sobre os palestrantes:
Iago Caldas é administrador formado pela Universidade Federal do Ceará, com graduação-sanduíche na Universidade de Salamanca (ES). Empresário desde 2017, é especialista em Marketing e sócio-fundador da Exitum Gestão, que já atuou em 12 estados, potencializando mais de 50 empresas e responsável por estratégias de Marketing que já geraram mais de R$ 10 milhões em vendas. Também é sócio da Triumf Agency, que já intermediou mais de 200 atletas de futebol em 26 países. Suas empresas também coordenam projetos sociais no Ceará, oferecendo oportunidades para jovens atletas treinarem em academias de ponta.
Gabriel Avellar é administrador formado pela Universidade Federal do Ceará, especializado em finanças e empresário desde 2017. Co-fundador da Exitum Gestão, já gerenciou mais de R$ 30 milhões em ativos e prestou consultoria financeira para mais de 35 empresas em todo o Brasil. Atualmente, é Diretor Financeiro da multinacional Blockchain Sports e sócio da Triumf Agency, que já intermediou mais de 200 atletas de futebol em 26 países. Além disso, também participou do projeto social Favela de Ouro no Rio de Janeiro, que trouxe mais de R$ 2 milhões em investimentos para as comunidades.