Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing

“Por que você se tornou arquiteto?”. Com essa pergunta, os administradores e sócios Iago Caldas e Gabriel Avellar, da Exitum Gestão, conduziram os participantes a refletir sobre práticas do dia a dia de um escritório de arquitetura, colocando em evidência elementos de marketing que nem todos priorizam ou até mesmo são ensinados durante um curso de graduação. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos”, o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Sobre a pergunta inicial, o especialista em marketing Iago Caldas destaca que “vocês começaram a trabalhar com projetos que vocês não querem, com clientes que talvez vocês não queriam estar atendendo, produzindo conteúdos que vocês não queriam estar fazendo, mas porque a vida vai acontecendo. No fim do dia, essa pergunta é a mais importante”, disse. Segundo ele, se um profissional não tiver uma base complementar, além de ´pensar nos projetos e nas melhores soluções para uma cidade, é mais difícil avançar. “Isso nos leva a uma outra pergunta: como eu quero chegar lá? Claro que isso é muito subjetivo, até porque o caminho muda um milhão de vezes, mas muitas vezes refletimos que não estamos onde gostaríamos, mesmo sendo bom, porque implica em outras questões que não são apenas de execução do trabalho em si, mas de reinvestir dinheiro, de se comunicar, entre outros”, falou.

Gabriel Avellar destacou que um dos primeiros passos, e um dos mais importantes, é separar as finanças de sua empresa e da sua vida pessoal. “Com isso ocorre uma falta de clareza nas informações da empresa, além de perda do controle em retiradas, descapitalização e falta de reinvestimentos”, disse. Avellar citou que é importante o profissional definir um valor específico que seja para si, e o restante ficar no caixa da empresa, seja para reinvestir ou para soluções do dia a dia.

Para contextualizar melhor o profissional que ainda não está familiarizado com a rotina administrativa, os empreendedores explicaram questões fundamentais envolvendo faturamento x lucro. Faturamento é o total de receitas geradas pela venda de produtos ou serviços, sem qualquer dedução de custos. Lucro é o que sobra após a dedução de todas as despesas, custos diversos e impostos de faturamento.

A comunicação foi um fator importante durante a palestra, assunto que despertou dúvidas de diversos participantes. Chamado de tráfego pago, a ferramenta, uma das mais utilizadas hoje para alavancar uma empresa nos meios digitais, “é como se fosse a nova era digital de lucro para se conseguir clientes. Então, geralmente, as empresas como a Meta, que é o Facebook, que é o Instagram, que é o Google, você consegue pagar um valor para eles, para eles divulgarem o nome da sua empresa, como uma publicação no Instagram ou o destaque em um resultado de buscas”, disse Caldas. O investimento em cada uma dessas modalidades vai depender do objetivo e do tamanho da empresa, e vai possibilitar segmentação de público como localidade, faixa etária, profissão, interesses e outros aspectos.

Ao final, os sócios relembraram os principais assuntos, e destacaram que é importante separar a conta pessoal da empresa, definir o pró-labore, entender o momento certo para retirada do lucro, utilizar uma boa ferramenta financeira, analisar os números, e criar planos estratégicos e metas e corte de gastos.

Sobre os palestrantes:

Iago Caldas é administrador formado pela Universidade Federal do Ceará, com graduação-sanduíche na Universidade de Salamanca (ES). Empresário desde 2017, é especialista em Marketing e sócio-fundador da Exitum Gestão, que já atuou em 12 estados, potencializando mais de 50 empresas e responsável por estratégias de Marketing que já geraram mais de R$ 10 milhões em vendas. Também é sócio da Triumf Agency, que já intermediou mais de 200 atletas de futebol em 26 países. Suas empresas também coordenam projetos sociais no Ceará, oferecendo oportunidades para jovens atletas treinarem em academias de ponta.

Gabriel Avellar é administrador formado pela Universidade Federal do Ceará, especializado em finanças e empresário desde 2017. Co-fundador da Exitum Gestão, já gerenciou mais de R$ 30 milhões em ativos e prestou consultoria financeira para mais de 35 empresas em todo o Brasil. Atualmente, é Diretor Financeiro da multinacional Blockchain Sports e sócio da Triumf Agency, que já intermediou mais de 200 atletas de futebol em 26 países. Além disso, também participou do projeto social Favela de Ouro no Rio de Janeiro, que trouxe mais de R$ 2 milhões em investimentos para as comunidades.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Exposição mistura registro técnico e visão artística de patrimônio cultural edificado

A arte do tempo traz à tona os efeitos sobre estruturas edificadas, como as trincas, os musgos e as rachaduras. Essa percepção que poderia ser apenas técnica para o profissional de arquitetura acostumado a vivenciar a rotina do patrimônio cultural se transforma em um viés artístico por meio da exposição “A arte na patologia ou a patologia na arte?”, realizada pelo Studio1 Arquitetura para comemorar os seus 15 anos de atividade.

Leia Mais →

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →