Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Certame terá abrangência nacional e será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

O concurso está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado por meio das secretarias de Planejamento, Cultura e Meio Ambiente e visa selecionar e premiar as três melhores propostas apresentadas e contratar a melhor classificada delas para desenvolvimento de todos os projetos executivos e complementares.

O objetivo do concurso é encontrar a melhor proposta de qualificação de um dos espaços públicos mais conhecidos da cidade, através de uma reestruturação paisagística e de ambiência, integrando o entorno do Lago Joaquina à área da Secretaria de Cultura, sendo um marco significativo para a comunidade de Gramado, conforme explica o Secretário do Planejamento Rafael Bazzan.

 

O coordenador geral do concurso e conselheiro do IAB RS, arquiteto Marcelo Arioli Heck destaca que trata-se de uma ótima iniciativa da Prefeitura Municipal de Gramado, que apresentou boas proposições para a organização do concurso. “A seleção de projetos por meio de Concursos de Arquitetura tem como critério de seleção a qualidade das propostas, valorizando tanto o processo fundamentado em ampla participação, quanto o resultado do projeto final”, explica.

Os recursos utilizados, tanto no desenvolvimento e premiação do concurso, quanto na execução da obra de requalificação, são oriundos de Operação Urbana Consorciada Planalto, Lei Municipal 3509/2016, e vem sendo acompanhada pela Comissão de Controle do Desenvolvimento da OUC e pelo Ministério Público.

 

 

Texto: Sabrina Ortácio / Jornalista Assessora de Comunicação IAB RS
Crédito Fotos: Renan Sandi/Mountside Filmes

 

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →