Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Grupo Três Marias se apresentou no Bar do IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O grupo Três Marias foi a atração musical do Bar do IAB na noite de 05 de julho. A noite foi animada por um repertório de ritmos e expressões culturais de diferentes regiões do Brasil. O público dançou e curtiu ritmos como o forró de rabeca, samba de roda, côco, ijexá, ciranda, baião de princesa, jongo, bumba meu boi, maçambique e quicumbi, além de um apanhado de cantos e cantigas tradicionais, composições autorais e de parcerias.
 

Grupo busca a difusão da cultura popular
 

Akin do Grupo Afro Jazz fez participação especial no show

 

Presidente do IAB RS, Rafael Passos, apresentou o grupo na abertura do show
 
Hoje, radicado em Porto Alegre, o grupo Três Marias é composto por Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Pâmela Amaro, Tamiris Duarte e Thayan Martins. A proposta é agregar mulheres musicistas e artistas de outras áreas como dança, teatro, que se dedicam à continuidade e difusão da cultura popular. A sonoridade do grupo é composta por vozes, diversos instrumentos de percussão (alfaia, congas, ilu, matracas, ganzá, zabumba, djembe, agê, agogô e pandeiro) e cordas (rabeca, contrabaixo e cavaquinho).
 

Público dançou diversos ritmos brasileiros
 

Bar do IAB contou com cerveja artensal Bugio e comidinhas da Germina

Para quem não sabe, o projeto Três Marias surgiu da junção de três integrantes da Banda de Pífanos e de Cultura Popular Mestre Zé do Pife e as Juvelinas (DF/PE), as quais também acompanham o mamulengueiro Chico Simões da Cia Mamulengo Presepada do DF (teatro popular do nordeste brasileiro).

O Bar do IAB contou com a presença das gurias do Germina com suas deliciosas comidinhas e ainda da Cerveja Artesanal da  BUGIO.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →