Arquitetos, revendedores de material de construção e consumidores finais já podem contar com uma importante ferramenta na hora de escolher componentes de cerâmica vermelha para a obra. Lançado pela Pólo Produções, empresa que edita os jornais Pólo Cerâmico e Cerâmica Estrutural, o Guia Cerâmica Sul centraliza, em 92 páginas, opções de telhas, blocos, elementos vazados, elementos para lajes, pisos e revestimentos coloniais e peças especiais, fornecendo nome, endereço e contato das empresas produtoras de cada item. Divulgar a alvenaria estrutural e as vantagens de sua utilização, facilitar a vida de quem está construindo e também dos profissionais que atuam na área e aproximar ceramistas do seu público alvo, alavancando o mercado das empresas anunciantes, estão entre as principais propostas do Guia, o primeiro de uma série que trará ainda o Guia Cerâmica Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo o diretor da Pólo Produções, Jorge Luiz Francisco, a proposta do material é servir como fonte constante de consulta tanto a arquitetos e engenheiros, quanto a proprietários de lojas de material de construção, tornando prática a procura pelos itens de cerâmica vermelha. Somente do Sul são 86 cerâmicas anunciando no Guia. Além de artigos técnicos sobre as características dos materiais apresentados, nos espaços dedicados às peças cerâmicas os leitores encontram fotografias de cada um dos itens produzidos pelas empresas anunciantes. Entre os artigos apresentados no Guia figuram: “PBQP-H – uma conquista do consumidor brasileiro”, pelo presidente do Centro Cerâmico do Brasil, José Octávio Armani Paschoal; “Telhas arquitetônicas – o arquiteto e as marcas”, pelo consultor e engenheiro químico Edgar Más; “Blocos cerâmicos para alvenaria”, pelo professor Odilon Pancaro Cavalheiro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Alvenaria Estrutural da Universidade Federal de Santa Maria (RS); e “Isolamento térmico e acústico de componentes da edificação”, pelo professor Miguel Aloysio Sattler, engenheiro civil e PhD em Tecnologia da Arquitetura.
O Guia Cerâmica Sul, que começou a ser distribuído no dia 27 de outubro, é resultado de um planejamento iniciado há dois anos. A publicação irá circular em todos os núcleos municipais e estaduais de Sinduscons e IABs e será encaminhada ainda a arquitetos, engenheiros, construtoras e lojas de material de construção selecionadas pela Pólo Produções. Os interessados em adquirir o Guia podem entrar em contato pelo e-mail anuário@poloceramico.com.br, ou pelo telefone 0 (**48) 437-3070.
O guia cerâmica Sudeste já está sendo elaborado e deverá ser lançado no início do ano que vem, trazendo as principais empresas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com as especificações de cada um dos produtos das mesmas. As cerâmicas interessadas em participar já podem garantir o espaço com a equipe comercial da Pólo Produções. Segundo Jorge Luiz Francisco, não apenas empresas localizadas no Sudeste, mas todas as que têm interesse no mercado dessa região podem participar da publicação. “Muitas cerâmicas que anunciaram no Guia Cerâmica Sul, por exemplo, deverão entrar no Guia Cerâmica Sudeste, por contarem, também, com mercado nessa região”, finaliza Francisco.
Arquitetura, cultura e identidade
Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.