IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por Sabrina Ortácio – Assessoria de Comunicação IAB RS

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um relatório técnico com o objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

O documento foi elaborado por arquitetos e urbanistas que integram a Comissão Cidades do IAB RS e apresenta a caracterização da região e seu contexto, além de uma análise da proposta e um parecer final.

O município de Xangri-lá faz parte da região contemplada pelo Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro do Litoral Norte do Rio Grande do Sul – ZEEC-LN (2022), que é composto por 18 cidades. A ocupação humana desta região possui características e dinâmicas particulares no território gaúcho, principalmente devido a seus condicionantes ambientais destacados no ZEEC-LN.

“A proposta de lei de revisão do PDDUA de Xangri-Lá possui 123 páginas, cinco partes e 378 artigos, incorporando instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001 para espaços de alta densidade construtiva, o que não parece ser necessário no caso de uma cidade pequena como Xangri-Lá”, observam os arquitetos do IAB.

Segundo eles, apesar de haver menções ao ZEE-LN (2022), ainda falta clareza sobre mecanismos de controle das condições ambientais, instrumentos urbanísticos, fontes de recursos e espaços de planejamento.

Com população estimada pelo IBGE (2021) de 17.126 habitantes, a cidade possui uma densidade demográfica de 204,88 hab/km. Xangri-lá foi um dos municípios pioneiros do litoral norte na aprovação e comercialização de condomínios horizontais fechados em meados dos anos 1990, o que se intensificou a partir dos anos 2000.

O documento também destaca que o projeto de lei parece não tratar da permeabilidade viária que se confronta com os grandes condomínios já existentes.

Leia mais: RELATÓRIO TÉCNICO IAB RS_PDDUA XANGRI-LÁ – final

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →