IAB comemora aniversário de casa cheia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A quarta-feira à noite foi agitada no IAB. Comemorando seus 64 anos de atividade, o Instituto organizou uma programação cultural que envolveu a presença de Irã Dudeque, membro do conselho superior do IAB, e Luis Augusto Fischer, professor da UFRGS. O debate, que teve como tema “Cidade e Cultura”, foi seguido de uma apresentação do grupo “Brasileiros cantam Brasileiros” e encerrou com um coquetel.

Dudeque, em sua fala, ressaltou a importância social e política do IAB enquanto entidade de discussão da cidade e local de exercício da democracia. Para ele, a arquitetura precisa ser harmoniosa, em sintonia com a cidade, e este tem sido o papel do IAB. “Só podemos resolver cultura e cidade se oferecermos arquitetura à população menos atingida”, coloca.

Para Fischer, a cidade de Porto Alegre deve representar uma unidade entre sua história e sociedade, com instituições que estimulem e se ocupem com a cultura. Segundo ele “um valor que Porto Alegre tem sabido preservar é a memória, que é ao mesmo tempo, forte e frágil, e os arquitetos estão auxiliando para que isso aconteça”.

Tiago Holzmann, presidente do IAB-RS e mediador da conversa, encerrou o debate colocando sua preocupação com o diálogo que deve existir entre cultura e arquitetura na cidade, de forma que o arquiteto seja um harmonizador, promovendo a conversa. “Precisamos de oportunidades para dialogar a construção do melhor espaço para a cidade, fora de uma visão mercantilista que tem movimentado as ações na cidade”, coloca.

Parte também das comemorações de aniversário, no sábado está programada a 2ª edição da Volta Ciclo Urbanística promovida pelo instituto. Além disso, nas próximas semanas, toda quarta-feira haverá uma atividade cultural no IAB, envolvendo ciclos de debates sobre o tema “Cidade e Cultura”.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →