“Convidamos cada arquiteto a comparecer aos seus Departamentos e Núcleos do IAB para conhecer e discutir os planos de criação do Colégio de Arquitetos do Brasil, particularmente no Rio Grande do Sul, sob a liderança exemplar do presidente Danilo Landó”. Assim se manifesta o presidente nacional do IAB, Haroldo Pinheiro Villar de Queiróz, em sua mensagem alusiva aos 80 anos de criação do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 26 de janeiro de 1921, no Rio de Janeiro. A mensagem, que está em sua íntegra no site do IAB-RS, ressalta a importância dos arquitetos buscarem na sua entidade representativa todas as informações sobre o Colégio, mas também de se integrarem a esse processo.
Em janeiro do próximo ano deverá se realizar a 111ª Reunião do Conselho Superior do IAB, quando será analisada e debatida uma posição oficial definitiva em relação aos princípios de gerenciamento da profissão. Este é outro tema que, pela sua importância, é também abordado pelo presidente nacional na sua mensagem.
Historicamente, o Instituto de Arquitetos do Brasil desde a sua criação, se preocupa e se dedica a defender questões profundamente ligadas ao exercício da profissão, sem as quais, legalizadas e reconhecidas, dificilmente a arquitetura teria hoje a legitimidade e a importância que a caracterizam.
Os movimentos iniciais da instituição se direcionaram para a formação do arquiteto, a criação de uma tabela de honorários e a uma campanha pela realização concursos públicos de arquitetura no País.
Esses clamores, ainda hoje, passados 80 anos, são atuais na pauta de reivindicações e de propostas dos arquitetos brasileiros. A profissionalização do IAB como entidade de classe é atestada nesta longa trajetória de debates em defesa da profissão e da arquitetura brasileira.
Hype Estúdio é o vencedor do Concurso de Arquitetura da Câmara de Vereadores de Erechim
O certame foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores de Erechim em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e apoio do institucional do IAB RS – Núcleo Erechim e do CAU/RS.