O encontro, realizado a cada dois anos, ocorreu na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, e colocou em debate questões como cultura, patrimônio, sustentabilidade, equidade e ecologia.
O tema da edição 2024 do Fórum da União Internacional dos Arquitetos é “Diversecidade para a Humanidade e o Crescimento Sustentável”, e ocorreu entre os dias 15 e 19 de novembro na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. Seus objetivos foram fornecer oportunidades para o público, arquitetos, planejadores urbanos e formuladores de políticas participarem de uma série de programas enriquecedores que revigoram a discussão sobre cultura, patrimônio, sustentabilidade, equidade e ecologia para alcançar a humanidade e o crescimento sustentável. Anteriormente, no dia 14, ocorreu a reunião do Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA), que tem como Vice-Presidente da Região III, Américas, o ex-presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade.
No domingo, dia 17, a vice-presidente do IAB Região Sudeste e co-diretora Social do Habitat Work Programme da UIA, Marcela Marques Abla, apresentou o manifesto “Uma visão universal da habitação social”. São premissas do manifesto: 1) o direito à moradia é um direito ao habitat; 2) o direito ao habitat é universal e inalienável; e 3) o direito ao habitat é afetado pela arquitetura.
O documento está alinhado com Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU que diz: “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.”
Nos dias 18 e 19 ocorreu a Assembleia Geral da UIA, onde o Brasil foi representado pelos seguintes delegados credenciados pelo IAB, além de Marcela: o presidente nacional do IAB, Odilo Almeida Filho; o membro do Conselho Superior do IAB, Carlos Lucas Mali; e o membro do Grupo de Trabalho ODS do IAB e da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da UIA, Cid Blanco Júnior.
A Assembleia Geral possui a atribuição de decidir sobre questões de planejamento, administrativas e financeiras no âmbito da UIA. Na reunião deste ano, foram apreciadas propostas de mudança no regimento e da sede atual de Paris, na França, para Lausanne, na Suíça.
Sobre a UIA
A UIA União Internacional de Arquitetos, instituição ligada à UNESCO, fundada em 1948, é uma rede profissional que reúne 124 países e territórios de todos os continentes. Desde a sua fundação, o Brasil é representado na UIA pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A cada 3 (três) anos, a UIA realiza um Congresso Mundial. Em 2021, o 27º Congresso Mundial da UIA foi organizado pelo IAB, na cidade do Rio de Janeiro. O próximo Congresso será realizado em Barcelona, na Espanha, em 2026.
A programação completa abordada na edição 2024 pode ser vista no link.
Com informações do IAB DN.