Na manhã do sábado (18/08), na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorreu uma mobilização nacional simultânea em defesa do patrimônio cultural envolvendo entidades e a comunidades de diversos municípios do país. A iniciativa do “Abraço ao Patrimônio do Brasil” foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
De acordo com o presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Brasil tem um patrimônio cultural rico e diversificado, que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos têm sido sempre inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções. “Preservar nosso patrimônio cultural, seja de natureza material ou imaterial, significa garantir o direito às futuras gerações de conhecer sua história e sua memória coletiva, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, explica Nivaldo.
Na ocasião, houve homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorian) por sua trajetória de defesa ao patrimônio histórico cultural. Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.
A ação em rede buscou denunciar o abandono do patrimônio, que vem sendo objeto de descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.
Além de Porto Alegre, o abraço aos patrimônios culturais movimentou outros 20 prédios históricos ontem: Estação de Trem do Valongo (Santos-SP), Complexo Fepasa (Jundiaí-SP), Cine Jandaia (Salvador-BA), Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista-BA), Igreja de São Sebastião de Planaltina (Brasília-DF), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília-DF), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha-ES), Museu da Imagem e do Som Cuiabá, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cuiabá-MT), Morada do Bais (Campo Grande-MS), Praça Carlos Drummond de Andrade(Belo Horizonte-MG), Sede do IAB-PB (João Pessoa-PB), Sede do IAB-PE (Recife-PE), Hotel Glória e Palacete São Cornélio (Rio de Janeiro-RJ), Cinema Icaraí (Niterói-RJ), Museu Anita Garibaldi (Laguna-SC), Centro de Conviência Cultural (Campinas-SP), Palacete Batista Seroni (Santa Maria-RS), Antiga Prefeitura (Santa Rosa) e Casa Finco (Caxias).