IAB promove abraço ao patrimônio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na manhã do sábado (18/08), na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorreu uma mobilização nacional simultânea em defesa do patrimônio cultural envolvendo entidades e a comunidades de diversos municípios do país. A iniciativa do “Abraço ao Patrimônio do Brasil” foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

De acordo com o presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Brasil tem um patrimônio cultural rico e diversificado, que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos têm sido sempre inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções. “Preservar nosso patrimônio cultural, seja de natureza material ou imaterial, significa garantir o direito às futuras gerações de conhecer sua história e sua memória coletiva, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, explica Nivaldo.
 


Na ocasião, houve  homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorian) por sua trajetória de defesa ao patrimônio histórico cultural. Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.
Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.

A ação em rede buscou denunciar o abandono do patrimônio, que vem sendo objeto de descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Além de Porto Alegre, o abraço aos patrimônios culturais movimentou outros 20 prédios históricos ontem: Estação de Trem do Valongo (Santos-SP), Complexo Fepasa (Jundiaí-SP), Cine Jandaia (Salvador-BA), Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista-BA), Igreja de São Sebastião de Planaltina (Brasília-DF), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília-DF), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha-ES), Museu da Imagem e do Som Cuiabá, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cuiabá-MT), Morada do Bais (Campo Grande-MS), Praça Carlos Drummond de Andrade(Belo Horizonte-MG), Sede do IAB-PB (João Pessoa-PB), Sede do IAB-PE (Recife-PE), Hotel Glória e Palacete São Cornélio (Rio de Janeiro-RJ), Cinema Icaraí (Niterói-RJ), Museu Anita Garibaldi (Laguna-SC), Centro de Conviência Cultural (Campinas-SP), Palacete Batista Seroni (Santa Maria-RS), Antiga Prefeitura (Santa Rosa) e Casa Finco (Caxias).
 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →