Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB realiza 131.° COSU em Ouro Preto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entre os dias 13 e 16 de Maio, o IAB realizou em Ouro Preto, Minas Gerais, a 131.° reunião do Conselho superior da entidade, reunindo representantes de departamentos de todo o Brasil. Com a condução do Presidente Nacional do IAB, João Suplicy, foi aprovado o texto da Carta de Ouro Preto (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=699) , com co-autoria das entidades nacionais que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA – em apoio ao Projeto de Lei enviado pelo Presidente Lula ao Congresso Nacional para criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-BR – antiga reivindicação dos arquitetos brasileiros. Para a aprovação da Carta, estiveram presentes, como convidados, representantes das outras entidades nacionais componentess do CBA.

Além da manifestação em prol do CAU, o COSU discutiu largamente outros assuntos do interesse da entidade e que afetam a profissão como um todo, em grupos de trabalho temáticos. Entre os assuntos mais discutidos estava a disposição do IAB em colaborar ativamente pela regulamentação da Assistência Técnica à Moradia, estabelecida em Lei Federal recentemente, pela implantação do Plano Nacional de Habitação, e colaborando para que o programa Minha Casa Minha Vida contemple da melhor forma possível a necessidade da população brasileira de habitação com qualidade.

O aperfeiçoamento da legislação de concursos, a defesa do patrimônio natural e cultural, e as relações internacionais entre os arquitetos e suas entidades repesentativas também foram temas de discussão e encaminhamentos.

A organização do encontro ficou encarregada ao IAB de Minas Gerais e teve lugar no Grande Hotel de Ouro Preto, edificação de projeto de Oscar Niemeyer erguida em 1939, que por muitos anos foi a única construção moderna permitida naquela cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Contando com patrocínio do CREA-MG, a boa organização do evento facilitou o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Em nome do Rio Grande do Sul compareceu a delegação chefiada pelo Presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana e os conselheiros César Dorfman, Clóvis Ilgenfritz da Silva, José Carlos Pereira da Rosa, Cláudio Fischer, Júlio Celso Vargas e o vice-presidente Tiago Holzmann da Silva.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →