Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

 

Manifesto Contra A LGBTQIA+ Fobia Em Nossas Cidades

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) manifesta seu constante comprometimento na defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho celebramos o Dia de Luta contra a LGBTQIA+ fobia. A data faz referência à revolta de Stonewall, em Nova Iorque, no ano de 1969, que começou a dar um basta a décadas de perseguição policial e criminalização da comunidade. No Brasil, apenas na segunda metade dos anos 70 se estabelece uma luta pelo reconhecimento de direitos, com o surgimento do Grupo de Afirmação Homossexual Somos. Mas a histórica privação do ambiente público imposta à comunidade LGBTQIA+ forçou uma guetificação até hoje não reparada.

Foram longos golpes e difíceis anos para que a população LGBTQIA+ passasse a ter reconhecimento social e familiar de seus modos de viver. Ainda assim, o preconceito e a violência reverberam até hoje, atualizados em piadas e brincadeiras de mau gosto, opiniões baseadas em preconceitos, perseguição institucional, diminuição das condições humanas, prejulgamento, desconfiança, hostilidade, violência física, em muitos casos, letal. Hoje, no Brasil, ultrapassamos a média de uma morte por dia motivada pela orientação sexual da vítima. Trata-se do país com a maior taxa de homicídios deste tipo no mundo. A expectativa de vida de uma pessoa transexual, por exemplo, é menos que a metade daquela da população em geral.

Uma maneira infelizmente comum de silenciar a voz daqueles que lutam por uma cidade mais justa é dizer que esta não deveria ser a luta de uma entidade de classe, como o IAB. E de fato, a vida daqueles fora da heteronormatividade não existe no léxico da teoria da Arquitetura e Urbanismo dominante, mostrando que a profissão a considera fora do escopo e do alcance do nosso trabalho. Mas a lógica das cidades que construímos mata.

Precisamos questionar de que maneira o trabalho de arquitetos, arquitetas e urbanistas mantém a prerrogativa heteronormativa opressora que contribui para a propagação da violência de grupos dominantes. Por isso o IAB entende como um dever da classe não apenas apontar e sublinhar a letalidade dessa lógica perpetuada em nossos tecidos urbanos, mas investigar maneiras alternativas, mais plurais e mais justas, de construir o espaço das nossas cidades que deveriam ser de todos, de todas e de todes.

A luta pelo fim do preconceito e pela inclusão dessa população outrora criminalizada exige reparação histórica. É passada a hora de promover cidades plurais, garantindo a liberdade do desejo e o direito à vida segura e digna das diversas populações que nelas habitam, sejam Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Agêneros, ou aqueles que praticam qualquer outra forma de amar e de se identificar.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →