Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS apoia Chapa 2 para eleição do CAU RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

CARTA AOS ARQUITETOS E URBANISTAS GAÚCHOS
Manifestação do IAB RS sobre as eleições do CAU

A Chapa 2 – Consolidando o Conselho de Arquitetos e Urbanistas – é apoiada pelo IAB RS e pelas entidades de arquitetos do estado – SAERGS, AsBEA, AAI e outras. Os colegas candidatos da Chapa 2 e sua plataforma representam a categoria organizada na busca por melhores condições de trabalho, remuneração, valorização profissional e reconhecimento da sociedade. A Chapa 2 representa a história de luta dos arquitetos gaúchos e nossa tradição de organização e liderança.

AVALIAÇÃO DO CAU
A nossa avaliação do CAU é positiva. Em menos de 3 anos foi possível estruturar o conselho, temos sede própria no RS, funcionários concursados e com condições de trabalho adequadas, o Siccau funciona e está em constante aperfeiçoamento, as ações de fiscalização já estão sendo implementadas, a Tabela de Honorários foi aprovada e está disponível, já temos um Código de Ética específico para a nossa profissão, o CAU tem estado presente em importantes discussões sobre a profissão ampliando o espaço dos arquitetos e urbanistas.

“BOTAR O BLOCO NA RUA” – O CAU PARA A SOCIEDADE
Entretanto, agora que estamos estruturados, é hora de “botar o bloco na rua”. O CAU tem que atuar fortemente junto à sociedade na divulgação da arquitetura, implantando um plano de comunicação amplo e competente para promover a arquitetura e esclarecer a sociedade sobre a nossa profissão, defendendo as nossas atribuições, fiscalizando para coibir o exercício ilegal e as más práticas, exigindo a adoção da tabela de honorários e do salário mínimo profissional, garantindo que apenas profissionais com formação e atribuições possam atuar nas nossas áreas de atuação exclusiva, qualificando os processos de aprovação de projetos, colaborando efetivamente para a qualificação do ensino, apoiando as entidades em suas lutas históricas – concursos públicos, assistência técnica, salário mínimo profissional, tabela de honorários, direitos autorais, formação continuada, projetos culturais e outros.

“FAZER BEM O DEVER DE CASA” – O CAU PARA OS ARQUITETOS
O CAU tem que qualificar o atendimento aos profissionais e ser um instrumento de promoção da boa prática da profissão, apoiando os profissionais e facilitando o seu trabalho. Precisamos ainda estimular a organização dos arquitetos no interior do estado para que estejam representados em todas as regiões, participando ativamente e influenciando nas decisões sociais, políticas e culturais de suas cidades e regiões.

VOTE CHAPA 2
A Chapa 2 é EXPERIÊNCIA, SERIEDADE, ORGANIZAÇÃO, CAPACIDADE, SEGURANÇA, MOBILIZAÇÃO, UNIDADE… é a chapa que criou e estruturou o CAU e que agora vai seguir avançando para CONSOLIDAR nosso Conselho.

IAB RS – Diretoria e Conselho Estadual
Outubro de 2014
#consolidando #eleiçõescaurs
site: www.chapa2caurs.com.br
facebook:  www.facebook.com/chapa2caurs

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →