Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS apoia Chapa 2 para eleição do CAU RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

CARTA AOS ARQUITETOS E URBANISTAS GAÚCHOS
Manifestação do IAB RS sobre as eleições do CAU

A Chapa 2 – Consolidando o Conselho de Arquitetos e Urbanistas – é apoiada pelo IAB RS e pelas entidades de arquitetos do estado – SAERGS, AsBEA, AAI e outras. Os colegas candidatos da Chapa 2 e sua plataforma representam a categoria organizada na busca por melhores condições de trabalho, remuneração, valorização profissional e reconhecimento da sociedade. A Chapa 2 representa a história de luta dos arquitetos gaúchos e nossa tradição de organização e liderança.

AVALIAÇÃO DO CAU
A nossa avaliação do CAU é positiva. Em menos de 3 anos foi possível estruturar o conselho, temos sede própria no RS, funcionários concursados e com condições de trabalho adequadas, o Siccau funciona e está em constante aperfeiçoamento, as ações de fiscalização já estão sendo implementadas, a Tabela de Honorários foi aprovada e está disponível, já temos um Código de Ética específico para a nossa profissão, o CAU tem estado presente em importantes discussões sobre a profissão ampliando o espaço dos arquitetos e urbanistas.

“BOTAR O BLOCO NA RUA” – O CAU PARA A SOCIEDADE
Entretanto, agora que estamos estruturados, é hora de “botar o bloco na rua”. O CAU tem que atuar fortemente junto à sociedade na divulgação da arquitetura, implantando um plano de comunicação amplo e competente para promover a arquitetura e esclarecer a sociedade sobre a nossa profissão, defendendo as nossas atribuições, fiscalizando para coibir o exercício ilegal e as más práticas, exigindo a adoção da tabela de honorários e do salário mínimo profissional, garantindo que apenas profissionais com formação e atribuições possam atuar nas nossas áreas de atuação exclusiva, qualificando os processos de aprovação de projetos, colaborando efetivamente para a qualificação do ensino, apoiando as entidades em suas lutas históricas – concursos públicos, assistência técnica, salário mínimo profissional, tabela de honorários, direitos autorais, formação continuada, projetos culturais e outros.

“FAZER BEM O DEVER DE CASA” – O CAU PARA OS ARQUITETOS
O CAU tem que qualificar o atendimento aos profissionais e ser um instrumento de promoção da boa prática da profissão, apoiando os profissionais e facilitando o seu trabalho. Precisamos ainda estimular a organização dos arquitetos no interior do estado para que estejam representados em todas as regiões, participando ativamente e influenciando nas decisões sociais, políticas e culturais de suas cidades e regiões.

VOTE CHAPA 2
A Chapa 2 é EXPERIÊNCIA, SERIEDADE, ORGANIZAÇÃO, CAPACIDADE, SEGURANÇA, MOBILIZAÇÃO, UNIDADE… é a chapa que criou e estruturou o CAU e que agora vai seguir avançando para CONSOLIDAR nosso Conselho.

IAB RS – Diretoria e Conselho Estadual
Outubro de 2014
#consolidando #eleiçõescaurs
site: www.chapa2caurs.com.br
f
acebook:  
www.facebook.com/chapa2caurs

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →