Para Tiago Holzmann da Silva, presidente da entidade, o IAB tem história marcada por grandes conquistas. No tempo de sua fundação liderou a luta pela criação da primeira Faculdade de Arquitetura do RS e depois foi o fórum de discussão e divulgação da arquitetura moderna. O IAB RS também foi um espaço importante de resistência à ditadura e grande incentivador das relações da arquitetura com as artes, a música e outras manifestações sociais
Selecionado em edital do Governo do Estado, o Solar do IAB como novo ponto de cultura do RS contará com ações focadas na temática da cidade e cidadania, e ainda contemplará temas como artes visuais, cinema, história da cidade e patrimônio histórico, além de questões contemporâneas.
O Solar Conde de Porto Alegre é testemunha de importantes episódios da história do Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai, morada típica da aristocracia na área central de Porto Alegre, foi delegacia de polícia durante os períodos de ditadura militar e local de repressão política, sede temporária do Fórum Social Mundial e escritório de concepção do Fórum e do Acampamento da Juventude e, finalmente, o atual Centro Cultural Solar do IAB RS.
Saiba mais:
Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade. Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações. A Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede como a produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público.
Para conferir as fotos do evento CLIQUE AQUI